Neste mês de julho foi anunciada uma Nova Vacina contra uma das verminoses mais conhecidas no Brasil, a Esquistossomose ou Barriga d’água. Esse fato é um grande avanço na área da saúde e medicina, e trará melhorias para a população, por isso hoje fiz um resumo sobre as Principais características dessa verminose, as formas de contágio, prevenção e tratamento atuais. O tema é recorrente em exames de vestibular e também de grande importância para o público em geral.

Esquistossomose ciclo e1340154272535 Esquistossomose   Doença, Ciclo e Contaminação, Vacina contra Barriga dágua

Essa doença é causada por um verme Platelminto – Schistossoma mansoni – que durante seu ciclo de vida possui o homem como Hospedeiro Definitivo e o caramujo como hospedeiro intermediário.

Esse verme possui como características: ser dioico (sexos separados) e ter dimorfismo sexual, por ser platelminto tem o corpo dorsalmente achatado, simetria bilateral, e no caso é parasita.

O Ciclo da Doença – Esquistossomose

I) O verme adulto vive nos vasos do sistema porta-hepatico, um conjunto de veias que atravessam o figado. O macho elimina os espermatozoides no canal ginecoforo (onde a fêmea se abriga). Os vermes acasalados migram do sistema porta e atingem as veias da parede intestinal onde as fêmeas realizam a postura dos ovos.

II) Pela ruptura dos capilares superficiais os ovos caem na luz intestinal, sendo eliminados com as fezes. Providos de um espinho lateral, os ovos apresentam, no interior da casca, o Miracídio (larva ciliada). Saindo do ovo, o Miracídio nada em busca do hospedeiro intermediário, um caramujo (molusco) pertencente ao gênero Biomphalaria, que habita locais de água pouco corrente ou estagnada, principalmente lagoas.

III) No interior do caramujo, o Miracídio transforma-se no Esporocisto, um saco que produz por Pedogênese, as Cercarias, larvas com corpo alongado e bifurcadas. Saindo do molusco, as cercaria penetram no homem ativamente (através da pele por processos químicos e mecânicos), essa perfuração provoca um irritação cutânea, dai o nome de “lagoas de coceira” dado aquelas lagoas que estão infestadas desses parasitas.

IV) Na pele a cercaria perde a cauda, transformando-se em Metacercária, assim ao cair na circulação, atinge o sistema porta-hepático e se transforma nas formas adultas do Schistossoma mansoni.

Sintomas, Profilaxia e Tratamentos da Esquistossomose

O quadro clinico mais comum consiste de febre, anorexia, diarreias, dores abdominais e hepatoesplenomegalia (aumento do figado e baço). Em casos mais graves ocorrem hipertensão portal, que provoca severa insuficiência hepática, capaz de causar a morte no hospedeiro.

Os sintomas mais agudos surgem quando os vermes amadurecem no organismo humano, após quatro a seis semanas da infecção. Não é raro, na sua passagem pelos pulmões, os vermes provocarem febres e problemas respiratórios. Dependendo do grau de infestação, o fígado pode aumentar muito de tamanho e o doente fica com a barriga inchada, daí a denominação de barriga d’água.

Profilaxia – Medidas Preventivas:

* Tratamento dos infestados por meio da destruição dos vermes no organismo humano;

* Saneamento básico, que impede que os ovos contaminem a água;

* Combate aos caramujos transmissores;

* Impedir a penetração das larvas, não tendo contato com a água contaminada.

Vacina contra Esquistossomose

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz estao prestes a lançar a nova vacina, foram 20 anos de estudo e faltam poucos testes para que possa entrar em circulação – acredita-se que em três anos a vacina estará disponível. 

vacina esquistossomose Esquistossomose   Doença, Ciclo e Contaminação, Vacina contra Barriga dágua

“Nós temos agora uma produção 100 % nacional dirigida a uma doença que talvez seja uma das mais importantes sob o ponto de vista mundial, com 200 milhões de pessoas atingidas. No Brasil, nós temos 2,5 milhões de pessoas com esquistossomose”, diz o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Como a Vacina Funciona? 

A vacina estimula os anticorpos a atacarem a proteína, evitando que o verme se instale no organismo ou cause algum dano. O mecanismo de funcionamento da vacina também é eficaz no combate a outro verme: a Fasciola hepatica, relativamente raro em humanos, mas que ataca rebanhos bovinos, ovinos e caprinos.

Esse tipo de vacina contra verminose é o primeiro do mundo, e o Brasil mostra-se desenvolvendo tecnologia cientifica e conhecimento!!!

** Tem dúvidas sobre a Esquistossomose ou sobre a Nova Vacina? Mande-os para o ABC da Medicina …