Scroll Top

Vestibular

Faculdades Públicas de Medicina – Melhores Cursos, Vestibular e Informações

Estudar em Universidades Públicas é a uma excelente oportunidade, pois são instituições Federais ou Estaduais de ensino superior com alta qualidade, opções de iniciação cientifica e profissionalização gratuita – o que em relação a área médica é muito relevante, pois faculdades particulares possuem mensalidades altíssimas e programas de bolsas de estudo bem restritos.

Para quem buscar ingressar no Curso de Graduação em Medicina, existem muitas opções pelo Brasil – é necessário pesquisar bastante – pois em cada Estado há pelo menos 2 instituições Federais e 2 estaduais, porém, mesmo assim, devido a alta concorrência por vaga Medicina ainda é o curso mais difícil de se ingressar.

Quando comparada com a imensa população brasileira o numero de Universidades e Vagas ainda  é pequeno, sem contar que pela baixa qualidade do ensino fundamental e médio público essas vagas não são acessíveis a todos.

Listei abaixo as 55 Melhores Universidades do País com ensino gratuito na área da Medicina – Veja Informações sobre Localização, Cursos e Vestibular – a avaliação das faculdades foi feita por pesquisa, entrevista a especialistas e profissionais e divulgada pelo Guia do Estudante.

Excelente – ★★★★★

UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Endereço e maiores Informações no site www.ufrgs.br. Possui provas de Vestibular próprio e ainda não aderiu ao SISU (em 2012).

Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – possui um excelente método de seleção de vestibular, e em poucos anos já alcançou a excelência de ensino. Site www.unicamp.br

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) – referencia de ensino e atendimento medico em todo o país, adota a seleção pelo SISU para alguns cursos, e para outros mais concorridos a nota do enem é parte do Vestibular que inclui segunda fase dissertativa. Acesse o site: www.unifesp.br

USP (Universidade de São Paulo) e USP Ribeirão Preto – excelentes universidades com tradição e qualidade de ensino superior. Possui um dos mais tradicionais vestibulares do Brasil e é referencia na área da Medicina.

Muito bom – ★★★★

Famema (Faculdade de Medicina de Marília) – SP

Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) – SP

UEL (Universidade Estadual de Londrina) – PR

UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

UFPA (Universidade Federal do Pará)

UFPel (Universidade Federal de Pelotas) – RS

UFPR (Universidade Federal do Paraná)

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

UFRR (Universidade Federal de Roraima)

UFS (Universidade Federal de Sergipe)

UFSCPA(Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) – RS

UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – RS

UnB (Universidade de Brasília) – DF

Unesp Botucatu (Universidade Estadual de São Paulo)

Bom – ★★★

Furg (Universidade Federal do Rio Grande) – RS

UEA (Universidade Estadual do Amazonas)

Uepa (Universidade Estadual do Pará)

Uem (Universidade Estadual de Maringá) – PR

Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Ufam (Universidade Federal do Amazonas)

Ufal (Universidade Federal de Alagoas)

UFBA (Universidade Federal da Bahia)

UFC (Universidade Federal do Ceará)

UFF (Universidade Federal Fluminense)

UFG (Universidade Federal de Goiás)

UFPB (Universidade Federal da Paraíba)

UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)

UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) – MG

UFU (Universidade Federal de Uberlândia) – MG

Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Atualmente a maioria das Universidade Federais adota o Enem como Exame Vestibular, algumas totalmente, outras fazem um sistema Misto e outras disponibilizam uma porcentagem das vagas para o SISU (Sistema de Seleção Unificada). A tendencia é que os tradicionais vestibulares sejam substituídos por um exame único – o Enem.

No site do Mec você pode ver a lista completa de instituições públicas que oferecem o Curso de Medicina, confere as Notas no Enade (exame que meda a qualidade do ensino) e também quem participa do SISU.  Acesse o Link: http://portal.mec.gov.br/

 

**Deixe seus Comentários ou Dúvidas para meu Blog ABC da Medicina ….

Assuntos do Artigo
  • faculdades publicas de medicina
  • vestibular medicina 2014
  • Melhores faculdades de medicina do brasil
  • melhores faculdades de medicina
  • medicina
  • melhor faculdade de medicina do brasil
  • vestibular de medicina 2014

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (3 Votos, Média: 2,33 out of 5)
Loading...Loading...

Artigos Relacionados à Faculdades Públicas de Medicina – Melhores Cursos, Vestibular e Informações!

Sobre o autor | Website

Aguarde Novidades Sobre Mim!

136 Comentários

  1. lucas disse:

    ÓTIMO!Tenho 14 anos,em 2014 quero fazer medicina.Moro em São joão do piaui-PI,COMO FAÇO PARA FAZER O CURSO que tanto amo?
    AJUDE!!!

    • Bianca disse:

      Lucas, você precisará prestar os vestibulares das universidades que queira – exame para seleção – muitas federais estão usando a nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio…. Veja as universidades de seu Estado e outras que deseje estudar, veja nos sites oficiai os editais, inscrições e provas anteriores para ir estudando…
      Eu recomendo que vc comece a se preparar já no segundo ano do ensino médio e preste vestibular como treineiro, quando estiver no terceiro estude focado para o vestibular e se possível faça um cursinho preparatório = )

      Grande Abraço!!!

  2. valeria disse:

    quando ponto eu devo fazer nom enem para entra numa faculdade de medicina

    • Bianca disse:

      Olha Valéria, depende da faculdade… No geral eles pedem um média mínima de uns 790 a 840 – não sei bem a quantos pontos isso equivale pois depende da redação e do sistema de correção TRI – acredito que para vc passar com certeza deve ir bem na redação e fazer mais de 160 pontos 😉

  3. D. disse:

    Olá, gostaria de cursar medicina. Mas quando custa aproximadamente um mês do curso?

    • Bianca disse:

      Oi,
      o curso de medicina custa em media uma 3000 reais, dependa da faculdade que escolher… na Santa Casa fica por volta dos 2900, na PUC SP uns 4000… vale a pena voce pesquisar nas instituicoes que deseja estudar, pois muitas oferecem bolsas e descontos para os alunos…
      ATT

  4. Patricia disse:

    Oi! Gostaria de saber se a ESCS ( Escola de Ciencias da Saude), que é estadual, de Brasilia é uma boa escolha para quem quer medicina. Ah, estava pensando em fazer a Famema mas, estou em duvida, ja que nao sei se o ensino é bom…. valeria a pena eu sair de Brasilia para ir a Marilia ? obrigada !

    • Bianca disse:

      Paticia,
      eu não conheço muito sobre a ESCS de Brasília, pois sou de São Paulo, já pensei em prestar vestibular nela, mas coincidia com uma de SP… Sei que é pública, deve ter uma boa infraestrutura e ensino com certeza…
      Quanto a Famema, o sistema de ensino é o PBL – Aprendizado baseado em problemas – que é um tanto inovador, com prós e contras…. Você quase não terá aulas, tipo anatomia, mas terá que estudar as matérias do currículo a partir de casos clínicos apresentados semanalmente – são formados grupos de estudo com professores tutores… Assim o aluno que deve correr atrás das matérias, sendo ativo em sua formação… Ma entre os pontos negativos estão a ausência de aulas de conteúdos básicos que sustentariam um estudo mais eficiente…
      No geral, o conceito da Famema é bom no Enade, quanto à cidade eu a considero muito boa de se viver, a região da faculdade é bem pacata, com várias moradias estudantis =)

      A escolha é sua, mas pesquise a fundo as diferenças nas grades curriculares e sistemas de ensino e veja em qual deseja realmente estudar =)

  5. jose wesly santos de oliveira disse:

    estou terminanda o ensimo medio este ano, e desejo fazer medicina, mas cada vez que me aprofundo mais acaba por ficar complicado ou muitas vazes com informações vagas e desnexas!

  6. RAphaella ferreira disse:

    GOstaria de fazer medicina, mesmo tendo 24 anos e acabado de ter me formado em enfermagem(consigo eliminar materias?) , e obrigatorio fazer o enem? P somar nota? , gostaria de uma orientacao do que seria ideal p conseguir realizar o sonho de fazer medicina. Obrigada.

    • Bianca disse:

      Oi Raphaella,
      eu não sei se dá para eliminar muitas matérias, porque o foco dos cursos de Enfermagem e Medicina são diferentes, o médico é preparado para o diagnóstico e o enfermeiro mais para o tratamento, mas você pode comparar sua grade curricular com as da faculdade que irá prestar e ver se há matérias em comum…
      Quanto ao vestibular, eu aconselho fazer o Enem – a maioria das Federais utiliza a nota dele para selecionar diretamente ou como um primeira fase, além disso pelo enem você pode conseguir prouni… A dica é frequentar um bom cursinho e se preparar bastante, fazer simulados e tirar todas as dúvidas que tiver…Você já tem um bom conhecimento de Biologia, em especial de fisiologia humana, agora é relembrar as outras matérias como história e geografia =)

      Boa Sorte, Qualquer dúvida mande para cá!!!

  7. rosa silveira disse:

    GOSTARIA DE SABER INFORMAÇÃO SE AINDA DA PARA FAZER INSCRIÇÃO PARA VESTIBULAR DE MEDICINA 2012 AINDA AGORA EM DEZEMBRO DE 2012

    • Bianca disse:

      Rosa, eu creio que não dá mais para fazer inscrição para vestibulares desse ano =( se vc fez o Enem poderá participar do SISU, pelo sistema de seleção unificado…

  8. D. disse:

    @Bianca

    Digamos, os custos mensais das faculdades da região sul! Preferencialmente as Rio Grande do Sul!

  9. Natalia disse:

    Rosa, as inscrições da UFT serão abertas agora dia 03 de janeiro e a prova será realizada em março.

  10. Larissa disse:

    O curso de medicina do meu Estado ñ é bom então eu gostaria de fazer em outra mas ñ tenho como me manter fora. O governo da alguma ajuda para alunas como eu?

    • Bianca disse:

      Oi Larissa,
      as Universidades Federais oferecem bolsas auxilio de moradia, alimentação, transporte…. ha também bolsa para iniciação cientifica – vc ganha um “salario” para desenvolver uma pesquisa, um projeto… Essas bolsas podem te ajudar a se manter enquanto estiver estudando – verifique no site oficial das universidades que vai prestar quais auxílios elas oferecem, outra dica e’ encontrar uma pensão ou republica para morar porque são mais baratos….

      Espero ter te ajudado, qualquer duvida mande para ca =)

  11. maria disse:

    terminei o ensino medio e fiz o enem, mas não consegui tirar uma nota muito boa…sempre quiz fazer o curso de medicina mais com a nota que tirei sei que nao eh possivel…como faço para me preparar para o enem 2013, sem fazer cursinho?

    • Bianca disse:

      Ola Maria,
      para vc se preparar estudando sozinha e’ ideal que vc faca um planejamento do que ira estudar de cada matéria (dica veja pelo edital dos vestibulares e Enem o conteúdo que eles cobram, dai vc se organiza para ver essas matérias durante o ano)….
      Adquira livros e materiais de estudo, uma dica que ja dei aqui no meu blog foi o site CONHECIMENTO VALE OURO no qual vc encontra diversos livros para download; va a bibliotecas ou compre algumas edicoes para vestibular que ajudam bastante – como a de ATUALIDADES do Guia do Estudante.
      E’ imprescindivel que vc tenha um cantinho calmo e confortavel para estudar, onde vc deixara seus livros, pode ate colar lembretes e formulas na parede ou um mural que tiver (eu fazia isso). Crie uma rotina de estudos diaria, como nao vai fazer cursinho devera assistir aulas pela internet, ler resumos e explicações para revisar os conteudos….

      Outra dica e’ fazer simulados do Enem e outras provas que eventualmente va prestar, assim vc se prepara melhor ainda para fazer as provas…. Mas de tudo o que eu disse o mais importante e’ vc mesma se controlar e se esforçar!!!

      Espero ter ajudado 😉

  12. maria disse:

    bom, como os livros contem um conteudo muito extenso, que muitas vezes nao sao cobrados, queria saber se nao seria melhor usar uma estratégias de estudo como foi sugerida no ig : http://ultimosegundo.ig.com.br/colunistas/mateusprado/guia-do-enem-para-professores-e-alunos/c1597799352218.html
    ???

  13. Mayller disse:

    Bom sou do Amazônas vou fazer o terceiro ano mais quand eu termina qro fazer uma faculdade p medicina mais nao quero estudar aqui por que o ensino nao é muito bom,qro fazer numa faculdade boa mais nao tenho como mi manter governo ajuda de alguma forma os alunos como eu???

    • Bianca disse:

      Mayller,
      a maioria das universidades federais e estaduais oferecem bolsa auxilio para moradia e alimentação – baseadas em critérios como renda, local de origem etc.
      Alem disso, ha auxilio para estudantes que fazem monitoria (ajudam em alguma atividade da faculdade, como na biblioteca ou laboratórios) e para quem faz iniciação cientifica (voce elabora uma pesquisa por alguns meses e ganha uma bolsa de estudos).

  14. Diana disse:

    Olá…
    Eu gostaria de cursar medicina, sou do Rio Grande do Sul, mas como não tenho condições de pagar, portanto gostaria de entrar em alguma outra area ligada a saude, sem ser enfermagem!
    Será que poderia me informar sobre os valores das mensalidades do curso de medicina aqui no RS?
    A respeito da area de DERMATOLOGIA, precisase primeiro realizar o curso de medicina e depois se especializar na area dermatologica?
    As universidades aqui do estado, possuem algum auxilio aos estudantes para ajuda financeira? Além de bolsas de estudo em que devemos passar em vestibulares e sereados.
    Desde de já agradeço!

    • Bianca disse:

      Oi Diana,
      Dentre as profissões da área da saúde que você pode procurar estão: fonoaudiologia, fisioterapia, farmácia, Biomedicina, física médica, Odontologia, Educação Física…

      Dermatologia é uma especialização médica que se faz após a graduação em Medicina…

      As universidades públicas são auxílio ao estudante por meio de bolsas para moradia, alimentação, iniciação científica, monitoria….

  15. mariana disse:

    Como são os livros do curso de medicina? São caros?
    Informações sobre o curso de QUIROPRAXIA? Como ele é? Quanto o profisional ganha ao atuar? O aluno primeiro deve fazer medicina ou entra direto ao curso de quiropraxia?
    Existem poucos informmações a respeito!
    Ajudaaaaa….

    • Bianca disse:

      Oi Mariana,
      os livros de medicina, em geral, são caros, mas você os encontra em sebos pela internet a preços mais baratos…. Os estudantes podem consultar os melhores livros nas bibliotecas de suas faculdades o que ajuda muito, pois não há a necessidade de comprar todos os livros, apenas alguns básicos para o estudo continuo…

      Sobre a Quiropraxia, eu não conhecia mas pesquisei, vi que é um curso novo no mercado semelhante – tanto que a faculdade Anhembi Morumbi é a única (ou uma das únicas) universidade da região Sudeste do Brasil a oferecer o curso de graduação em Quiropraxia.
      Esse curso também é destinado a profissionais da área de saúde em geral – especialmente aqueles que valorizam as técnicas manuais como Osteopatas, Fisioterapeutas, Massoterapeutas, Educadores Físicos, Fonoaudiólogos, Enfermeiros, Reflexoterapeutas, Acupunturistas, Terapeutas Holísticos e Psicólogos com abordagem corporal.

  16. Dany Silva disse:

    Vou prestar vestibular em Minas, gostaria de saber se é possível o fiés 100% para o curso de medicina, nas faculdades me falaram que sim, mas nunca vi ou ouvi falar que alguém teve ou tem fiés p medicina. Se sim, qual o critério usado para selecionar? Por que imagino que muitas pessoas tentam. No aguardo, obrigada.

    • Bianca disse:

      Dany,
      é possível conseguir o Fies 100% para Medicina, mas demora um pouquinho… Há vários critérios para o financiamento, um deles é você ter um fiador que não seja parente, eles analisam a renda da família e outros.
      Outra coisa, em geral é dito que você terá dois anos após ter concluído a faculdade para iniciar o pagamento do financiamento, mas pode ocorrer de eles solicitarem o pagamento antes, pois essa data não é pré estabelecida…

  17. Joana disse:

    Olá Bianca!
    Eu gostaria de saber quais são os programas que o governo oferece para os alunos adquirirem bolsas e mais auxilios, ouvi falar nos ultimos dias do FIES, PRO UNI, mas não sei muito sobre eles… Existem outros? Quais? Comente um pouco sobre eles, para quem são destinados, como são e tals…
    E o mais importe tem como juntar a nota do enem nestes programas? E o sereado como fica, dá para acumular as pontuações?
    Sou do RS e gostaria muito de cursar medicina;
    Aguardo respostas. Obrigada…

    • Bianca disse:

      Ola Joana,
      o FIES é um programa do governo que possibilita o Financiamento das mensalidades de cursos pagos, apos o ingresso em uma faculdade o estudante (independente de vir de escola publica ou particular) se inscreve no programa pelo site oficial.

      O Prouni é um meio de seleção de alunos (oriundos de escolas publicas ou bolsistas de escolas particulares) para instituições particulares, utilizando a nota do Enem e critérios de renda. As faculdades oferecem vagas com diferentes descontos, podendo chegar a até 100% de bolsa de estudos… As inscrições são feitas logo apos o SISU, no site oficial do Prouni…

      Os vestibulares seriados são feitos pelo estudante desde o primeiro ano do En. Médio, é bem interessante essa iniciativa que se propõe a avaliar os estudantes num processo gradativo. Sei que a UEPA, a UnB, e uma do RS (não sei bem qual realizam esse tipo de seleção). A nota final depende das tres provas realizadas (no 1o, 2o e 3o anos)…

      Outra ajuda aos estudantes é dada apos o ingressa em Universidades Publicas sao as bolsas auxilio (para moradia, transporte, alimentação etc), ha ainda bolsas para iniciação cientifica (o aluno ganha uma ajuda e desenvolve uma pesquisa na universidade) e bolsa monitoria (o aluno trabalha como auxiliar em laboratórios e monitor de certas matérias).

      Espero ter ajudado =)

  18. Fernanda disse:

    Olá Bianca, esse ano é meu ultimo no Ensino médio, pretendo me graduar em med e pós graduar em dermatologia. Eu sempre fui uma aluna de boas notas, mas nunca tive o habito diário de estudo, e nunca fui das mais inteligentes em matérias como matemática e física, mas sempre obtive ótimas notas em biologia e química. O fato é que eu gostaria de saber se mesmo no 3° com os vestibulares batendo na porta, é possível que eu consiga passar em alguma universidade de medicina? Nas federais e estaduais com segundas fases, é necessário ser bom em matemática mesmo sabendo que o curso escolhido não vai utilizar muito da mesma? Por favor me ajude, com planos de estudo e tal, estou muito preocupada de não conseguir :/

    • Bianca disse:

      Ola Fernanda…
      eu te aconselho a estudar bastante nesse ano, monte um horário de estudos – uma dica e’ seguir o que viu na aula (da escola ou do cursinho) por exemplo: se no dia teve aula de matemática e historia, reveja em casa a teoria e resolva exercícios do assunto… Dica estude aos sábados também, não o dia todo, mas por exemplo na parte da manha resolva um prova contando o tempo (tipo simulado) ou revise uma matéria que não entendeu muito durante a semana…

      Eu acho que pelo Enem vc pode ter grandes chances, então veja as provas dos últimos anos e procure simulados e materiais focados nesse exame, alem e’ claro, de treinar a redação… Sobre a 2 fase, na maioria das universidades Matematica nao tem grande peso para Med, menos na Unifesp que tem essa matéria no dia das especificas… Normalmente, as matérias que vc precisa ir super bem são: Biologia, Qumica e Fisica, alem da redação…

  19. Alana disse:

    Oi,
    tudo bem?,eu so tenho 14anos de idade e vou fazer o segundo ano do ensino medio,e meu sonho e me tornar medica…..
    entao se eu fizer o ENEM posso ir realizar meu sonho direto do segundao?ou nao?
    ou entao posso acumular pontos no ENEM,e quando estiver no terceirao posso fazer novamente o ENEM e ja juntar meus pontos com do ano anterior?…..
    Meus Agradecimentos.
    OBRIGADO.

    • Bianca disse:

      Oi Alana,
      o exame do enem não tem pontos cumulativos, então a cada ano que vc presta tem um nota especifica…. Eu vi que varias pessoas fizeram o enem antes do terceiro ano e como obtiveram uma nota elevada participaram do SISU e conseguiram passar no vestibular antes do 3o….Mas para cursar efetivamente a faculdades precisaram entrar com um pedido na justiça…. Eu, particularmente, recomendo que se preste o Enem e vestibulares já no 2o ano como treineiro, mas não para entrar antes de finalizar o Ensino médio… porque e’ importante finalizar um processo de aprendizagem, uma fase de sua vida…

  20. Juliana disse:

    Teria como me passar o link das faculdades que utilizam o ENEM como único vestibular? Porque pelo site do Mec não encontro… Desde já agradeço.

    • Bianca disse:

      Olá Juliana,
      eu não encontrei toda a relação, porque sei que são dezenas de universidades federais que adotam o enem – no site do Sisu já não consta mais a relação das vagas. Eu encontrei algumas relações de faculdades que usam o Enem como único vestibular, veja:
      UFRJ, UFF, UFU, UFOP, UFG, FURG, UFCSPA, UFJF, UFV.

      Em 2013 foram ofertados pelo SISU – 32 cursos de Medicina em 30 instituições, num total de 1.769 vagas. A menor nota de corte foi 757,97 (UFAC).

  21. disse:

    Olá! Estou estudando para prestar vestibulares de medicina aqui no sul. Reparei que não consta nessa lista a UFSC, que dizem que é muito boa, o vestibular é concorridíssimo (principalmente medicina) e muito difícil.. Poderia me dar uma sugestão?

    • Bianca disse:

      Olá, a UFSC é muito boa mesmo… o vestibular é bem diferente, há uma única fase com questões sobre todas as matérias independente do curso pretendido:
      PROVA 1
      – Primeira Língua: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou
      LIBRAS (12 questões de proposições múltiplas);Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano,LIBRAS ou Língua Portuguesa (8 questões de proposições
      múltiplas);
      – Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas); Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).
      PROVA 2
      – História (10 questões de proposições múltiplas); Geografia (10 questões de proposições múltiplas); Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
      – Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).
      PROVA 3 – Redação; e 4 questões discursivas…

      Minha Dica é que você, além dos estudos regulares, pegue as provas dos vestibulares anteriores da UFSC e resolva.. faça simulados com hora cronometrada e treine muito a parte da Redação!!!

  22. luanna disse:

    ola , estou na 8ª serié gostaria de saber quais são as materias pra estudar pro ENEM de 2014 ! obg *

    • Bianca disse:

      Luanna,
      no Enem caem as seguintes matérias (praticamente todas as que vc estuda…):
      Português (interpretação de textos, gramatica e redação); Matemática; Biologia; Historia; Geografia; Física; Química; Inglês ou Espanhol; e um pouco de arte e cultura…
      Dica pegue a prova do ano passado, tente resolver as questões… Por estar na 8a serie, provavelmente, conseguira resolver bem questões de portugues e matematica, alem da redação – de um pesquisada maior sobre o Gênero: Dissertativo-Argumentativo.

  23. Amanda disse:

    Olá Bianca..
    Tenho 15 anos e estou no segundo ano do médio, se pretendo prestar medicina ano que vem.. Estou em dúvida entre duas faculdades: Famema e UEL. Qual delas seria a melhor? E quais são os principais requisitos para esse tipo de faculdade?

    • Bianca disse:

      Amanda,
      tanto a Uel quanto a Famema adotam o ensino pelo método PBL (Aprendizado Baseado em Problemas)… As duas tem bons conceitos, tem hospital escola… O que eu posso te falar e’ que, por enquanto, na Famema vc não terá aulas, apenas grupos de tutorias e atividades de discussão de casos clínicos, depois atividades praticas, estágios etc – os alunos devem estudar em momentos pro-estudo que ficam na grade horaria, construindo sua base teórica e seus conhecimentos… Ja na Uel ha um PBL Misto – mais ou menos assim, meio período com aulas básicas e o outro período com pratica medica desde o primeiro ano do curso, diferentemente do ensino tradicional (em que isso só ocorre no 3 ano)…

  24. Oneide disse:

    Obrigada pelas suas informações. Para quem está procurando boas faculdades parao curso de medicina, locais e a forma de ingresso, elas são muitos úteis. Que Deus lhe dê sempre disposição para buscar novos conhecimentos e divulgá-los.

  25. Amanda disse:

    Obrigado pela informação Bianca. Bom, sou uma pessoa que presta atenção ao máximo nas aulas, porém tenho dificuldades em algumas matérias, como Química e Física. Fiquei sabendo que tem isso na faculdade de Medicina. Meus amigos me ajudam ao máximo, às vezes consigo os deixar irritados porque se eu não entendi, fico pedindo para eles retornarem na explicação. Sempre estudei em escola pública, e continuo em uma, mas é uma escola de qualidade. Queria saber se é muito complicado o vestibular, e o que devo estudar ao certo.

    • Bianca disse:

      Olá Amanda,
      o vestibular é bem concorrido, por isso é preciso que vc se esforce… Faça um bom cursinho preparatório para vestibular, se tiver opção de reforço para medicina aos sábados, como no Etapa e Objetivo, é muito bom…
      Continue estudando (de preferência todas as matérias) e tirando dúvidas, procure auxilio de um professor tbm, pegue questões extras para vc aprender mais, não fique só conhecimento básico, veja mais exercícios, provas de vestibular…
      Outra coisa estude bem Português e prepare-se para a Redação, no geral é cobrada Dissertação, mas há outros gêneros que são importantes como Carta argumentativa…

  26. Patricia disse:

    Gostaria de saber qual a media de pontuação que deve-se ter no enem para entrar numa boa faculdade de medicina.

    • Bianca disse:

      Oi Patricia…
      Depende da universidade que você vai prestar… as do sudeste e sul são muito concorridas, já as do norte e nordeste são menos e consequentemente a nota de corte cai… mas no geral vc tem que tem um nota de redação boa, maior que 750… Nas questões vc tem que acertar uns 80% (dos 180) para mais… Eles fazem um calculo de nota complexo, mas as de Medicina estão sempre para cima de 750,00. Na UFRJ a nota foi por volta dos 840….

  27. Mariana disse:

    Oi Bianca, estou na oitava serie . Ano que vem vou para o ensino medio.. Moro em uma cidade pequena, quero saber o que eu tenho que estudar para cursar uma faculdade publica de medicina ? Eu quero ser obstetra . Mas tenho muito medo de nao conseguir realizar esse meu sonho.. É muito caro essa area de obstetria ? Desde ja .. Obrigada

    • Bianca disse:

      Oi Mariana,
      minha dica para você é: comece a se preparar para o vestibular desde agora… a melhor forma é procurar entender e estudar ao máximo as matérias que já estiver vendo na escola… busque saber mais, um curso de inglês ou reforço para matemática no kumon é uma opção de atividade extra que ajuda bastante…
      Não leve os estudos de qualquer maneira, aproveite cada aula para tirar dúvidas e aprender… Estude de tudo, não adianta saber tudo de biologia e não saber matemática, por exemplo… Nunca esqueça de estudar Português – leia muito e treine redações!!!

      O curso de medicina é bem caro, por isso é muito importante você procurar se preparar para passar numa faculdade pública… Não tenha medo de não conseguir, você é muito jovem e tem todas as oportunidades e capacidade de lutar por seus sonhos 😉

  28. anderson alves de lima disse:

    eu queria infomao se ufba ira ser aberta em barreiras ba

  29. Pedro disse:

    Como funciona o SISU? Quem o presta não precisa fazer o vestibular? A UFBA O adota?

    • Bianca disse:

      SISU e’ uma seleção em Universidades Federais que usa a nota do Enem… as inscrições são feitas pela internet e vc pode concorrer a vagas em qualquer lugar do Brasil…
      Algumas Universidades fazem uma seleção Mista, usa em parte o Enem e em parte uma prova próprio (em geral discursiva), como e’ o caso da UFBA, pelo menos para o curso de Medicina…

  30. sabrina disse:

    oi bianca,estou cursando o terceiro ano do ensino medio regular;so ate chegar aq parei varias vezes e fiz alguns supletivos. Nao sou muito boa de matematica, quimica e fisica ,mas estou aprendendo de volta as formulas e tambem me esforçando para aprender de vez na minha vida a tabuada ,a tambem me matriculei pre vestibular do enem . sempre tive o sonho de cursar medicina mas achava q isso seria imposivel pra mim,pois da questao do conhecimento tambem ,vem a questao financeira e a faixa etaria. Eu estou com 29 anos sou cabeleireira e meus pais e familiares nao tem condiçoes de me ajudar numa faculdade particular ,e a publica tem um funil para passar ainda maior. E mais o q me assusta e q se eu passar em uma facudade publica de medicina nao da para trabalhar pois e grade fechada ,e me dizem q mesmo sendo publica os gasto com custos de material ,livros e etc são altos, para quem nao vai poder trabalhar e vai depender da ajuda familiares. Eu nao pretendo desistir agora a minha duvida e realmete assim e existe algum incentivo do governo para estes custos . Queria tambem q vc avalia se a minha historia num todo e me desse sua opinião.

    • Bianca disse:

      Ola Sabrina,

      A maioria das universidades publicas possuem programas de auxilio para alunos carentes, ha bolsas para livros, transporte, alimentação, moradia etc… Alem dessas, ha bolsas para Monitorias (nas quais o aluno faz alguma atividade com um professor, num projeto etc), Bolsas para Iniciação Cientifica e outras…

      Bom, a questão do vestibular é difícil para a maioria… O que posso dizer e’ que vc não pode ter medo de fazer mais de um ano de cursinho… Procure um curso forte para te preparar melhor, estude seu maximo, realmente e’ impossivel trabalhar junto com a faculdade, a gente mal tem tempo de revisar as matérias do dia, fazer os trabalhos, provas, ou participar de uma atividade extra na facul ….

      Veja algumas dicas de preparação par ao vestibular no meu Post: http://www.abcdamedicina.com.br/como-estudar-e-passar-em-medicina-tecnicas-e-dicas-para-vestibular.html
      Espero ter te ajudado…

  31. Amanda disse:

    Obrigado Bianca.. Sou uma pessoa apaixonada por medicina, desde o seis anos. Quero fazer oftalmologia. minas provas da escola são todas baseadas em vestibulares super concorridos. no mês de Outubro temos simulado do Enem na escola, e acho que isso ajuda bastante.
    Se não for atrapalhar, queria saber se tem algum problema entrar na faculdade de medicina com 17 anos. Como entrei cedo na escola, terminarei o ensino médio com 17 anos. será que há algum problema?

    • Bianca disse:

      Ola Amanda,
      nao ha nenhum problema de vc entrar nova assim na faculdade… vc terá dificuldades, como todos tem independente da idade, de criar mais responsabilidade, ritmo de estudo, maturidade para encarar as aulas e atividades etc….
      Na minha sala tem varias pessoas de 17 anos, e tem uma de 16 anos!!!

  32. Amanda disse:

    Nossa… achava que tinha algum problema pois a maioria da minha sala vai entrar com 18 para 19.. Obrigada pela ajuda Bianca.. Tive um pouco de medo, pois entrar na faculdade nova assim é meio estranho. Espero que consiga realizar meu maior sonho. Meus amigos vivem dizendo que eu sou meio louca por querer prestar medicina. Me disseram para fazer a faculdade de Farmácia antes de prestar vestibular para Medicina… Será que ajuda?

    • Bianca disse:

      Se quer medicina, o melhor é entrar direto nesse curso… o vestibular é concorrido e são uns 10 anos de estudo até você poder dizer que é uma médica especialista…

  33. kerolay disse:

    oi eu queria saber com quantos anos agente pode fazer faculdade de medicina publica..????????com 15 anos agente pode se escreve numa faculdade publica de medicina..?

    • Bianca disse:

      A idade não e’ um critério de seleção… vc deve ter concluído o ensino médio e prestar o vestibular da instituição ou o Enem… Antes disso vc pode prestar os exames somente como treineira…

  34. Hígor disse:

    Oi,
    Gostaria de saber quais as universidades públicas que oferecem curso de medicina em Minas Gerais, e as que são próximas de Minas que não aderem ao ENEM.Ou se aderirem quais tem a menor nota de corte.
    Desde já agradeço.

  35. Filipe Gomes disse:

    Bom dia,
    Olha, a minha preocupação é a seguinte. A minha filha tem uma licenciatura em farmácia, na faculdade federal de rio grande do norte. Neste momento ela está fazendo um mestrado em ciências farmacêuticas. Mas a menina é doidinha pela medicina.
    Será que ela deve começar pelo ano zero ou já tem algumas disciplinas curriculares já feitas?
    Numa faculdade privada quanto custaria um curso de medicina e qual é que me aconselharia?
    Envie-me resposta pelo email- filipe.gomes@cstome.net

    • Bianca disse:

      Olá Filipe,
      Possivelmente, ela conseguira eliminar varias matérias do Curso de Medicina, mas primeiro ela terá que prestar o vestibular normalmente, e quando começar a estudar terá de fazer provas de equivalência …

      O curso de Medicina pago é por volta de R$ 2800,00 a 3500,00… Eu nao conheço muito as faculdades do Rio Grande do Sul, mas a Santa Casa e a PUC sao as que eu conheço e que sao boas… Vale a pena buscar vagas pelo Fies e/ou Prouni… Além de buscar prestar o Enem e participar do SisU…

  36. Amanda disse:

    Olá de novo Bianca..
    O que devo fazer para conseguir bolsa para estudar numa faculdade privada? A nota do Enem ajuda?

  37. Letícia disse:

    Olá, moro em Novais SP estudo em escola pública e estou no 3° ano ensino médio e vou prestar o Enem e quero muito estudar medicina mais não tenho condições de fazer um cursinho. Gostaria de saber algumas dicas e conselhos para passar e em quais faculdades prestar, as federais tem a bolsa que dão para o universitário para se manter dependendo sua renda e tem o FIES que é uma boa ajuda enquanto esta cursando medicina mais não sei o que estudar para passar. Obrigada desde já !!!! :)

    • Bianca disse:

      Oi Letícia,
      Todas as federais e estaduais tem programas de apoio aos estudantes, por meio de bolsas auxilio, projetos de iniciação cientifica, alguma atividades realizada pelo aluno etc… Nem todas as particulares oferecem o Fies, aí vc tem que pesquisar nos sites das instituições q for prestar, no site do Prouni, no site do Mec e outros… Como são muitas não sei listar para vc, as que eu conheço prontamente são Santa Casa SP, PUC, FMABC, medicina Taubate, Medicina Jundiai… Vale a pena vc buscar mais informações…

      Veja no meu blog um post chamado: Como Estudar e Passar no Vestibular, eu dou dicas de preparo, organização de rotinas e mais = )

  38. jonas Neves Pinto disse:

    Ola Bianca ! Boa Noite.

    tenho 48 anos, estou fazendo um cursinho pré – vestibular, me preparando para o ENEM 2013, vc acha que há muitas dificuldades de eu conseguir uma vaga!
    Sou negro, concluí o ensino médio em escola pública, há mas de 26 anos, e estou até razoável no cursinho. Mas fico um tanto temeroso por concorrer com uma meninada apta no colegial, e por estarem mas habituados aos cálculos e matérias que eu.

    • Bianca disse:

      Olá Jonas, será um desafio para vc, mas nao importa a idade, sua origem escolar e social, o vestibular será sempre algo incerto, desafiador, uma batalha… Mas nao desista de tentar :) sei bem como é esse momento, afinal prestei vestibular Quatro vezes, uma no segundo ano de EM como treineira, outra no terceiro, mas nao consegui nem ir para a segunda fase… Depois fiz cursinho e fui evoluindo, na terceira tentativa tive bons resultados, mas ainda nao tinha conseguido meu objetivo… Mas nao cansei da luta, tudo na vida é determinação… E tentei outra vez, já estava um pouco desanimada, sem confiar muito em mim… Mas graças a Deus, e eu tenho minha fé, consegui… Acho que foi bom essas fases e esses desafios, aprendi muito, melhorei muito, e posso valorizar ainda mais o que conquistei…

  39. Isadora disse:

    Ufal (Universidade Federal de Alagoas).Como vejo os cursos de medicina ?

  40. Isabella disse:

    Como vejo os cursos de medicina ?

    • Bianca disse:

      Isabella, no site do mec. Há a relação de todas das universidades e faculdades publicas do pais… Segue o link, é só pesquisar um pouco :)
      http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13036&Itemid=293

  41. lourdes disse:

    Eu sempre quis fazer o curso de medicina, mas não tinha condições . Eu tenho 63 anos gostaria de fazer medicina. Bjs a todos.

  42. maria disse:

    Ja sou fisioterapeuta … tenho como fazer medicina sem o vestibular ,digo por outros meios…

    • Bianca disse:

      Olá Maria,
      Não há outros meios, primeiro vc precisa passar no vestibular para o curso de medicina … Daí, vc poderá eliminar algumas matérias através de provas de equivalência … Por exemplo anatomia …

  43. Nilza disse:

    Bom dia, tenho 40 anos, sou enfermeira obstetra e gostaria de fazer medicina na Bolívia, pois o custo é mto menor que no Brasil. Gostaria de saber se a grade curricular é muito diferente e se é mto difícil a revalidação e quais universidades vc indicaria para essa revalidação? Desde já agrdeço!

    • Bianca disse:

      Olá Nilza,
      eu conheço algumas pessoas que foram para a Bolívia estudar Medicina, mas não sei te informar para qual instituição foram…
      O que eu sei sobre esses cursos é que eles não contam com a infraestrutura da maioria das universidade públicas brasileiras, em muitos locais nem existe vestibular (o que permite um acesso maior de pessoas não tão preparadas)….
      Outro ponto a ser colocado é que para ter o diploma revalidado precisa-se fazer uma prova (o Revalida) na qual cerca de 95% das pessoas são reprovadas…

      Não posso fazer um julgamento correto, porque não li muito a respeito, nem pesquisei em diversas fontes… Agora com o programa Mais Médicos que vai querer trazer médicos estrangeiros para o Brasil sem Revalida, não sei como a situação vai ficar….

  44. mirian disse:

    Estou, cursando Química quarto período, quando terminar pretendo cursar o meu tão sonhado curso ou se passar antes desisto de química, mais não sei exatamente o que estudar,sempre estudei em instituições publicas por isso minha base não e boa, tenho algumas dificuldades….seria aconselhável fazer um cursinho? em relação ao FIES como funciona? Quais instituições ainda não aderiram ao Enem?

    • Bianca disse:

      Olá Mirian,

      sim, é super aconselhado que vc faça um cursinho pré-vestibular, justamente porque eles vão te dar uma noção do que você precisa saber para os exames, vão relembrar ou ensinar matérias do Ensino médio, ajudando tanto na defasagem do ensino quanto do que vc eventualmente esqueceu …
      O Fies é um financiamento de cursos particulares, os estudantes podem começar a pagar as mensalidades, se não me engano, até dois anos após formados… É meio complicado adquirir uma divida alta para uns bons anos de sua vida, mas a decisão é sua (nem todas as particulares aceitam o Fies)…
      Em geral, as Estaduais não aderiram ao Enem e várias Federais usam o Enem como parte da nota ou como primeira fase …

  45. Marcone Candido rodrigues disse:

    Oi, tudo bem! eu sou formado em enfermagem e obstetrícia pela universidade católica de santos, mais o meu sonho sempre foi cursar medicina mais minhas condições não é favorável.
    Com isso tenho que prestar em uma universidade pública. Porém já tenho 33 anos e acho que vou terminar muito tarde. E mais não tou fazendo cursinho vc acha se eu tentar fazer o vestibular com as novas vagas eu conseguirei…. Me oriente por favor….. Obrigado!

  46. TALISSON disse:

    QUANDO ABRE VESTIBULAR PARA MEDICINA PARA ANO QUE VEM 2014/01 QUE SEJA FACIL DE PASSAR KKK

  47. kaliane disse:

    como è essa faculdade publica? quero começar a faculdade mais nâo tenho condiçôes de pagar. qual o primeiro passo?

    • Bianca disse:

      Para ingressar em uma faculdade publica vc precisa prestar um Vestibular – na maioria das Federais usa-se a nota do Enem, já as outras tem seus próprios exames…. Você precisa pesquisar em quais instituições sequer estudar, ver como é a prova de seleção e estudar…Por exemplo, se você for de Sao Paulo, as publicas são Usp, Unifesp, Unicamp, Unesp e Ufscar… Delas so a Ufscar usa o Enem integralmente, as outras tem suS provas individuais ou mistas com o Enem…

  48. DELCINEIDE disse:

    Termino o ensino medio este ano,e quero cursar medicina mas a minha familia nao tem uma condicao finaceira muito acessivel para pagar uma boa faculdade mas eu quero muito isso e sei que vou conseguir ,como faco para encomtrar uma boa faculdade publica de medicina q seja acessivel a mim ! obrigada!

  49. DELCINEIDE disse:

    Gostei muito das informacoes do seu blog espero que tudo ocorra como quero !

  50. Marcos disse:

    Olá Marcos.Queria saber em quais universidades do pais o curso de medicina é menos concorrido?

    • Bianca disse:

      Marcos, a concorrência para Medicina é alta na maioria das faculdades, talvez um pouco menos nas particulares e tbm em universidades do Norte e Nordeste em comparação com Sao Paulo e Rio…. Tente procurar pelas universidades que usaram o Enem como vestibular nesse ano, pelo SisU ou no site do mec, e veja como foi a concorrência…
      Assim, para te falar tal e tal faculdade não são concorridas eu não consigo… Você tem que ir buscando as instituições que quer prestar e vendo as informações no site delas…

  51. DELCINEIDE disse:

    DELCINEIDE :
    Termino o ensino medio este ano,e quero cursar medicina mas a minha familia nao tem uma condicao finaceira muito acessivel para pagar uma boa faculdade mas eu quero muito isso e sei que vou conseguir ,como faco para encomtrar uma boa faculdade publica de medicina q seja acessivel a mim ! obrigada!

    @DELCINEIDE

    • Bianca disse:

      Delcineide,
      se voce vier de escola publica muitas universidades publicas tem programas de bonus ou reserva de vagas, vide as propostas do Enem e SISU, acho que pelo Sisu ha reserva de vagas para alunos carentes, assim como em programas como o Prouni…
      Vc deve buscar informações nas instituições que quiser estudar, pesquisa as de sua região, Estado etc… veja nos editais como são as politicas de cotas….
      Em todo caso, vc deve prestar os exames na maioria das publicas que puder e fazer o Enem no final do ano, as universidades publicas dão bolsas auxilio para manter o estudante carente na faculdade depois que ele passa…

  52. deborah disse:

    Estou no segundo ano e estou querendo fazer vestibular de medicina
    A quantas faculdades posso aplicar?? porque quero aplicar para todas possíveis para ver se acerto uma

    • Bianca disse:

      Deborah você pode se inscrever nos vestibulares de quantas universidades quiser… basta que as provas não coincidam, mas no mais é ter foco e animo para fazer diversas provas… Quando eu prestei vestibular pela ultima vez tentei em umas 8 instituições, tinha uma colega que prestou em 13 faculdades, incluindo publicas e privadas… Vale a pena tentar mesmo…

  53. Thiago disse:

    Olá tudo bem? Gostaria de saber sobre a qualidade dos cursos de Medicina da Universidade de Franca (Unifran) e da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) , pretendo prestar o vestibular de alguma dessas duas, por serem mais próximas da minha cidade natal, Muito Obrigado :)

    • Bianca disse:

      Oi Thiago, procure saber das notas que tais instituições tiveram no Enade (acho que no site do Mec tem, só não garanto que será facil de achar)… essa nota é um dos indicativos da qualidade das instituições… Procure ver tbm relatos de profissionais da área, eu não conheço muito da Unifran e da Unifenas,…. conheço mais as publicas tipo a Federais….

  54. antonio pedro disse:

    Me chamo Pyettro, tenho 16 anos, faço segundo ano do ensino médio e achei muito bom essas opções. Adoro a medicina e o meu sonho é fazer uma faculdade da propria. Só que ñ tenho uma escolha na área da medicina e quero uma ajuda de uma opção…

    • Bianca disse:

      Olá,

      O curso de medicina da uma formação geral e básica, apenas após os 6 anos o graduando vai escolher sua especialidade, ou seja, sua área de atuação…. Nessa fase há um novo “vestibular” e cada um escolhe sua área, tipo pediatria, cirurgia etc – é o que chamamos de Residência Medica….

      Espero ter ajudado, qualquer duvida sobre o curso e especialização mande para o Abc da Medicina !!!

  55. Mary disse:

    Olá, já sou formada em uma área afim, mas decidi tentar o meu sonho que sempre foi medicina, e estou disposta a tentar para onde for menos concorrido. Após inúmeras busca fiquei confusa… Alguma dica para alguma universidade menos concorrida? Pensei até mesmo na possibilidade da Argentina.

    • Bianca disse:

      Olá Mary,

      Os cursos em outros países, como Argentina e Bolívia, sao atrativos por nao terem vestibular e serem bem mais baratos… Mas tem a questão da qualidade do ensino e o problema da diferença de idioma… Eu te aconselho a pesquisar cursos pelo Brasil, sei que as particulares (em geral) tem menor concorrência… Além disso, você pode procurar as universidades publicas, vale a pena tentar os seus vestibulares : )

      Caso tenha mais duvidas mande para cá !!!

  56. Deco disse:

    Obrigado pelos tantos esclarecimentos até agora. Eu tenho 24 anos, servidor publico da secretaria de saude do DF. Tenho certeza que medicina é o que quero e estudo para a ESCS do DF. Mas uma duvida quase nao me deixa concentrar: trabalho 24 horas por semana, horario bem flexivel (posso ‘pagar’ horas no final de semana, noite, tarde, manhas), entao, sinceramente, é possivel mesmo concililar meu trabalho com o periodo integral do curso? Existem exemplos semelhantes e posivitos por ai? Seria de grande ajuda uma resposta. Obrigado.

    • Bianca disse:

      Oi Deco,
      sinceramente o curso é muito puxado, eu que tenho como atividade extra o Blog mal consigo postar (porque fico cansada, porque preciso estudar, porque falta tempo e quando ele aparece vc só quer dormir kkk)… Eu creio que não dê para trabalhar efetivamente e ao mesmo tempo cursar Medicina, você pode fazer alguma atividade nos finais de semana, mas será algo bem desgastante! (Essa é minha opinião, não conheço ninguém que curse Med e trabalhe)… Mas se vc for estudar numa instituição pública será mais fácil para se manter, do que se fosse ter que pagar uma particular…

      Espero ter te ajudado, mas qualquer dúvida mande para cá !

  57. ruth disse:

    gostaria de saber se há cursos de graduação na fiocruz

    • Bianca disse:

      Ola Ruth,

      eu achei no site informações sobre Pós graduação… dê uma olhada:

      http://www.fiocruz.br/iocensino/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

  58. Gabriela disse:

    Eu quero muito fazer medicina é o meu sonho desde de quando era pequena quero muito ser uma cirugiã o q eu faço pra egressar em faculdades publicas tenho 16 anos e ano q vem vooo fazer o vestibular e se automaticamente passar ingresso em uma faculdade publica?

  59. Gabriela disse:

    assim tenho muitas duvidas como que é se fazer medicina logo de inicio a pessoa escolhe a residência medica que quer?

    • Bianca disse:

      Oi Gabriela,

      Vc presta vestibular para a graduação em Medicina, os 6 anos dão uma formação geral, dai vc se forma como medica geral (ja pode atuar, dar plantões etc) …. Dai vc vai escolher uma especialidade, ha uma Prova de residência nas instituições de ensino (um novo “vestibular”) – a duração varia de 2 a 5 ou mais anos, de dermatologista a neurocirurgião ….

  60. Mariane disse:

    Olá,
    Tenho 13 anos e gostaria de fazer medicina. E quero saber se com essa idade já posso fazer alguma coisa para vamos dizer assim, me “adiantar” em relação ao estudo e ao engresso em alguma faculdade em brasilia (de preferencia especialização em pediatria).
    Agradecida desde já, Mariane.

  61. Marcos Reis disse:

    @Gabriela para ingressar comece aprendendo português, afinal, o correto é INGRESSO… EGRESSO é aquele que já está fora do curso… ok? Se não estudar, vai ser mais um dentista, engenheiro ou advogado sem grana por esse Brasil…

  62. Lucas Tostes disse:

    Gostaria de saber qual a faculdade referência em Medicina no Rio de Janeiro, seja ela pública ou particular.

  63. Gabrielly disse:

    Bom dia, gostaria de saber se a Universidade Federal de São Carlos é uma boa faculdade e o nivel de dificuldade para cursar medicina lá. Obrigada…

    • Bianca disse:

      Olá, o curso de medicina dessa universidade está meio em crise… pelo menos no começo do ano os alunos estavam protestando por não terem hospital escola e pela falta de infraestrutura… Não sei se a situação se resolveu (vi tudo superficialmente pelos noticiarios, então é melhor pesquisar mais…)…
      Sei tbm que o curso de Med da Ufscar é do tipo PBL, não é um ensino tradicional com esquema de muitas aulas básicas e teóricas (muitas vezes sem aplicação medica desde o incio do curso)… Isso é um ponto a se pensar tbm, qual o tipo de formação que vc quer: a tradicional ou o PBL..

  64. Lyandra silva disse:

    Tenho 14 anos, queria saber se as faculdades públicas do pará tem um bom ensino? obrigada!

  65. ana disse:

    Meu filho tem 15 anos, está no 1º ano do EM, estuda em escola particular com bolda de 65% qu conseguiu por prova.

    Temos uma situaçã financeira razoável, mas que não me permite parage uma faculda de medicina (4000,00), mas também não posso aderir a programas de governo.

    Existe alguma forma de bolsa ou desconto para boas faculdades de medicina para nosso caso?? que poderia pagar 50%. 

    • Bianca disse:

      Olá Ana, 

      as universidades públicas dão bolsas e auxílios para estudantes com condições financeiras baixas.. Mas há também programas de monitoria e iniciações científicas, em que os alunos trabalham em pesquisas ou atividades academicas, numa carga horária baixa, e recebem uma bolsa…

      Em várias particulares há programas de bolsas, financiamentos … mas vai de cada instituição, vale a pena pesquisar 😉

  66. Tatiana Vaz disse:

    Eu preciso fazer o enem pra prestar vestibular em faculdade publicas. ?

    • Bianca disse:

      Olá Tatiana,

      você presta o Enem para concorrer a vagas em Universidades Federais… Algumas usam a nota diretamente e outros a somam a uma prova específica tipo 2a fase…

       

  67. jeferson disse:

    oi, por favor, é indispensáves ter feito o ENEM para entrar em faculdade publica?há tempo de fazer este ano? onde? muuuuuito obrigado!

    • Bianca disse:

      Olá Jeferson,

      o Enem é necessário para as Universidades Federais. Para as estaduais, como Usp, Unicamp e Unesp, não é obrigatório.

      Já acabaram as inscrições para o Enem de 2014, mas fique atento ano que vem, as inscrições são bem no começo do ano (pela internet no site do Enem) 😉

  68. jeferson disse:

    olá, existe ordem respectiva dos cursos para ser psiquiatra(medicina-psicologia)vice versa?OBRIGADO!

    • Bianca disse:

      Olá Jeferson,

      para ser psiquiatra é necessário fazer o curso de graduação em Medicina e residência/especialização em Psiquiatria. Não é necessário psicologia.

       

  69. ster disse:

    Ola! Quero muito cursar Med.. Mas quando tinha 11a fui repetente 3 vezes não ligava muito para profissões, mas mudei, me dediquei mas msm assim estou com 17 anos e ainda na 8° série.. O que devo fazer? Quero mto cursar Med, é uma profissão pela qual me apaixonei, será que tenho chances??
    Grata desde já.

    • Bianca disse:

      Olá Ster,

      sua história e sua idade não a impedem de se tornar uma Médica. Você tem esse sonho e o que tem que fazer é correr atrás do prejuízo, se dedicar desde já para os vestibulares!

      O único caminho é o estudo =) Não tem muitos segredos, pois além de estudar, se preparar para as provas e escrever boas redações, você precisará de confiança e controle emocional.

      Então, meu conselho é esse: procure se dedicar aos estudos, crie uma rotina de estudos diário, leia bastante, esteja sempre atualizada com questões politicas, sociais e ambientais. Procure treinar a escrita e o português também, isso faz diferença nos exames. Procure fazer atividades culturais de vez em quando, vá ao museu, cinema…Tenha momentos de lazer e relaxamento també, faz bem para a mente. 

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida mande para o ABC da Medicina.

  70. wanderson suplinio dos anjos disse:

    gostaria de fazer medicinar en 2015 sem falta ser for posivel, oque devo fazer , esse ano ja vou fazer o enem sou de sao paulo mais se aparecer algo no rj to dentro qual sao os procendimentos que preciso fazer par realizar meu sonho , ja comcluir o ensino medio .

    • Bianca disse:

      Olá Wanderson, 

      como eu sempre comento aqui no meu Blog, os passos são simples: se preparar para as provas das universidades que deseja prestar, estude regularmente, faça simulados, leia as leituras obrigatórias e também os clássicos da literatura mundial, treine redações… e claro, tenha momentos para relaxar!

  71. ana paula maia disse:

    Ola gostaria de saber se o governo dar alguma ajuda de custo para estudantes de medicina que tem filhos Pq eu tenho dois e moro eu e minha irmã e meus dois filhos e a faculdade de medicina é em horário integral e não dar pra mim trabalhar

    • Bianca disse:

      Olá Ana Paula,
      as universidades públicas possuem diversas bolsas auxilios, transporte/alimentação/moradia para alunos com baixa renda… Vale a pena você pesquisar nos sites das faculdades que pretende prestar, pode ter diferença entre as instituições.
      abraços

  72. welnia freitas disse:

    Tenho duas filhas fazendo vestibular… a mais velha com apenas 18 anos quer medicina… Buscamos todas as informações desse curso pelo Brasil em universidades publicas estaduais e federais… Minha duvida é sobre o FIES… não tive coragem de deixa-la tentar nenhuma particular… Somos uma familia de classe media e as minhas filhas estudam o ensino medio em centros federais, CEFET e CEDAF… Esse FIES em medicina… como funciona? Tem que ter avalista?A pessoa não pode se comprometer em pagar com seviços prestados? HELP!!!!!

    • Bianca disse:

      Olá Welnia,
      o Fies é um programa de parcelamento do curso, em geral quem o solicita precisa de ter algum fiador (não me recordo se um ou dois) como garantia, deve comprovar que não pode pagar as mensalidades durante o estudo, assim, tem até 2 anos após formado para começar a pagar as parcelas… Nem todas as faculdades particulares aceitam o Fies, é preciso verificar quais participam do programa. O solicitante precisa ter feito o ENEM, e renda familiar mensal bruta seja inferior a 20 (vinte) salários mínimos.
      No site a seguir você encontra mais detalhes de documentação, requisitos, http://sisfiesportal.mec.gov.br/
      abraços

  73. thamara disse:

    fiquei sabendo que algumas faculdades particulares estão aderindo ao fgeduc para o curso de medicina,isso seria sem precisar de fiador.porem as informações disponíveis na internet são poucas e sem muito conteúdo.

  74. LAIANE DOS SANTOS ALVES disse:

    QUERO MUITO FAZER MEDICINA MAS,NO MEU ESTADO NÃO TENHO MUITAS OPÇÕES,POIS MORO EM SANTA QUITERIA MARANHÃO,QUERO SABER,QUAL A FACULDADE PUBLICA MAIS PERTO QUE EU POSSA FAZER!

  75. Bom dia você saberia me informar o que fazer para conseguir meu direito de cursar medicina usando a cota de candidato PCD. Tenho visão monocular e desde 2009 o STF na súmula 377 considera como PCD, porém o SISU deste ano colocou essa cota p concorrer as vagas, ja fiz contati com o MEC e inclusive com a PRMS até o momento sem êxitos nas minhas requisições de direito sei que a minha condição de PCD não me impede de exercer meu tão sonhado curso! Sei que talvez tivesse essa cota seria bem classificada! Uma vez que obtive boas notas, mas não o suficiente para concorrer com geral.

    • Bianca disse:

      Olá Marinez,

      desculpa, mas eu não sei te informar sobre isso… melhor é entrar em contato com o Mec e as comissões organizadoras dos vestibulares mesmo.

      Abraços

  76. Patricia alves disse:

    Olá! Sou formada em fisioterapia pela PUC-RS. Quero saber se existe alguma faculdade q ofereça curso de medicina para   Ingresso de diplomados aqui no rs. Obrigado!

    • Bianca disse:

      As faculdades de Medicina oferecem provas de equivalencia em algumas matérias, por exemplo: anatomia, fisiologia .. que você já tenha tido no seu curso na área da saúde. Mas não existe curso especifico para quem já fez outra faculdade.

       

  77. eduarda disse:

    parabéns! Muitos esclarecimentos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: