Scroll Top

Estudante de Medicina

Glândula Hipófise – Hormônios e suas Funções, Doenças Relacionadas

O Sistema Endócrino controla e coordena muitas funções vitais do organismo por meio da produção e secreção de hormônios na corrente sanguínea. Essa ação de controle é semelhante ao sistema nervoso, porém com efeitos mais lentos e duradouros.

Uma importante glândula do sistema Hormonal é a Hipófise da qual falarei um pouco hoje, confira um resumo sobre sua morfologia e fisiologia, além das doenças que podem ser desencadeadas pelo mau funcionamento dela.

Resumo do Sistema Hormonal – Anatomia e Fisiologia da Glândula Hipófise

Anatomia da Hipófise ou Glândula Pituitária

A Hipófise está localizada na base do cérebro em uma depressão óssea chamada de “sela túrcica”, e envolvida pela dura-máter, exceto onde está ligada ao assoalho do diencéfalo pelo infundíbulo.  Macroscopicamente a glândula é dividida em lobos anterior (Adeno-hipófise) e posterior (Neuro-hipófise) que secretam hormônios que dependem do controle do Hipotálamo cujos hormônios penetram na parte glandular através do chamado sistema porta-hipofisário (que une fisiológica e anatomicamente o hipotálamo e a hipófise). 

Adenoipófise pode ser dividida em Pars Distalis, parte distal da adenohipófise responsável pela secreção de ACTH, TSH, FSH, LH, ICSH, GH, PRL; e em Pars Tuberalis, parte próxima a haste hipofisária sem função hormonogênica. 

Neuroipófise dividida em Pars Nervosa que corresponde a maior parte da neurohipófise e é responsável pelo armazenamento e liberação de ADH e OCITOCINA, e em Pars Intermedia (inexistente nas aves) que produz o MSH. 

Fisiologia da Hipófise

Hormônios e suas Funções, Doenças Relacionadas

Hormônios produzidos no Hipotálamo, armazenados e secretados pela Neurohipófise:

* Ocitocina que promove contrações uterinas e ejeção do leite durante a amamentação. Além disso, sua deficiência leva a pessoa a ficar introvertida, menos emotiva, mais intelectual, com poucos contatos sociais e mais isolada. 

* ADH (Vasopressina ou antidiurético) que provoca a vasoconstrição (elevando a pressão sanguínea) e a reabsorção de água nos túbulos renais distais e diminui a sudorese.

Um desequilíbrio na regulação do ADH pode estar associado a síndromes poliúricas, como o desenvolvimento do Diabetes Insípido (DI) cujo tratamento consiste na correção dos distúrbios hidroeletrolíticos e do déficit de água.

* MSH que estimula os melanócitos na pele, controlando a pigmentação da pele (síntese natural de melanina e síntese de hormônios esteróides pelas glândulas adrenal e gonadal). Na mulher, sua deficiência leva a diminuição da libido e nos homens interfere na potência sexual. 

Adenohipófise, seus principais hormônios e atuação nos órgãos-alvo. Fonte: www.uff.br/fisiovet

Hormônios produzidos e secretados pela Adenohipófise:

* Somatotrofina (GH ou Hormônio do Crescimento) promove crescimento, regeneração de epitélios, em particular dos tecidos ósseo e muscular. Problemas na regulação do GH associam-se ao Nanismo e Gigantismo.

* ACTH (Adrenocorticotrofina): promove síntese de cortisol, corticosterona e H. sexuais (fascicular e reticular). Estimulando o córtex das glândulas adrenais.

A doença de Cushing refere-se a um tumor na glândula pituitária que, por lançar grandes quantidades de ACTH, estimula uma secreção excessiva de cortisol na glândula adrenal, essa desordem endócrina causa sérios danos ao organismo como o aumento de peso, surgimento de hematomas na pele, hipertensão e outros.

* TSH (Tirotrofina) estimula a síntese e a liberação dos hormônios da Tireoide , T3 2 T4 que atuam no metabolismo. Podendo ser associado ao Hipertiroidismo e Hipertiroidismo, pois pelo mecanismo de feedback negativo estimulam ou não a síntese de hormônios pela tireoide, assim faz-se um exame sobre a quantidade de TSH para verificar se uma pessoa apresenta problemas na tireoide.

* Gonadotrofinas: FSH que atua no desenvolvimento folicular ovariano (estrógenos) ou na espermatogênese, e o LH que transforma o folículo em corpo amarelo e a ovulação.

* Prolactina que promove o crescimento e o funcionamento das glândulas mamárias, sendo o principal hormônio estimulante da secreção do leite (pós-parto).

** O que achou das Informações do Resumo? Deixe seu Comentário ou dúvidas sobre o Tema aqui no ABC da Medicina …

Assuntos do Artigo
  • glândula hipofise
  • hipófise hormônios
  • hormonios da hipofise
  • glandula pituitaria
  • função da hipófise
  • hipofise função
  • funcoes da hipófise

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 1,00 out of 5)
Loading...Loading...

Artigos Relacionados à Glândula Hipófise – Hormônios e suas Funções, Doenças Relacionadas!

Sobre o autor | Website

Aguarde Novidades Sobre Mim!

17 Comentários

  1. luana maiara guittler disse:

    eu achei isso muito bom, pois aprendi muito

  2. luks disse:

    Achei útil e válido. Parabéns!

  3. sonia mara kremer disse:

    gostei da materia, pois descobri em uma consulta de rotina; nao sabia sobre o hipertiroidismo, que tambem tenho mas nao tratei no começo

  4. willane gomes disse:

    estou comunhas fracas pele rececada, cabelos secos e caindo, e a 5 anos tenho leite , ganho de peso ,desanimo ,sonolencia pode ser problema na hípofise?

    • Bianca disse:

      Esses são alguns dos sintomas de Hipotiroidismo, mas lembre-se que outras doenças tbm tem os mesmo sintomas…. Assim, somente um exame e a opinião de uma medico podem ser conclusivos…

  5. Juliana Nazário disse:

    Minha mãe teve um tumor na glândula pituitária e síndrome perdedora de sal, morreu devido a isso e a outras complicações. Gostaria de saber quais as chances de ser hereditário?

    • Bianca disse:

      Juliana, até onde eu sei, essas doenças podem ser hereditárias, isso significa que vc tem chances de desenvolve-las…. O ideal é que vc sempre acompanhe com um medico, pedindo nos exames de rotina medições de TSH, t3 T4′ e outros relacionados à sindrome perdedora de sal….

  6. Juliana Nazário disse:

    Muito obrigado Bianca pelos exclarecimentos. Vou ficar mais atenta.
    Tudo de bom.

  7. daniele disse:

    mto bom ,meu trabalho vai fica show ;D

  8. BALTAZAR NAZARE BUENO disse:

    FOI MUITO BOM TER ME INFORMADO POIS TIREI DÚVIDAS FIQUEI MAIS ALIVIADO OBRIGADA.

  9. BALTAZAR NAZARE BUENO disse:

    GOSTARIA DE SABER QUE SIGNIFICA RESULTADO DE TSH ,O,8 E T4 1,OO pq meu médico simplismente pediu o mesmo exame outra vez,so que meu colesterol esta alto 255 e o trigliceres 252 será por isso?obrigada.

  10. Egle Saltenis disse:

    Olá, procurei bastante na internet e não achei uma resposta, meu irmão apresenta sintomas de hipopituitarismo, e não tem tumor na hipófise, pois já fez tomografia pois foi o primeiro diagnostico que suspeitaram mediante aos sinais e sintomas, e já faz mais de um ano entre indas e vindas aos médicos e exames e nada é concluído.Tudo começou com a baixa libido, disfunção erétil, desanimo, irritação, ( valor da testosterona cada vez mais baixo já esta em 133 ng/dl .Ele tem 42 anos fez uso de injeções a cada 03 meses não sei o nome, mas acredito que seja para reposição hormonal. Gostaria de uma explicação mais elucidativa sobre a doença,!!!!!! Aguardo uma resposta, obrigado

  11. byanca wanessa disse:

    estou estudando esse assunto,gostei muito.

  12. Elisa disse:

    Ótima pesquisa, perfeita para trabalhos escolares. Muito obrigada.

  13. josé mathias dos santos disse:

    excelente trabalho. Muito útil para entendimento do leigo e a estrutura hormonal. Peca pelo excesso de abreviações (chf, AFG, eCT, somente exemplificativo) que dificultam o entendimento do leigo. Grato.

  14. neusa remus disse:

    tenho a prolactina alta está em 59,2 gostaria de saber o que devo fazer pq já fiz tratamento com dostinex e nao resolveu e nao consigo engravidar.Já tenho 39 anos e nao sei mais o que fazer.Gostaria de uma orientaçao.

    • Bianca disse:

      Olá Neusa,
      a melhor orientação que posso te dar é: procure um médico Endocrinologista, esse profissional poderá investigar qual a causa desse aumento de Prolactina e como tratá-lo. A ajuda de um médico é fundamental, ainda mais que pretende engravidar, qualquer medicação que você tome sem indicação poderá prejudicar seu quadro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: