Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Infarto do Miocárdio – O que é e Primeiros Socorros em Caso de Infarto

Um dos graves problemas de saúde da atualidade, o Infarto do Miocárdio, pode ocorrer em decorrência de maus hábitos alimentares, falta de exercícios físicos e estresse.  Como estudante de Medicina sei que muitos desconhecem as causas e sintomas do Infarto, como proceder em caso de ataque e ainda ignoram ações que poderiam prevenir a doença.

Confira, então, em meu Blog ABC da Medicina algumas informações essenciais sobre o Infarto do Miocárdio, veja quais são os Primeiros socorros em caso de Parada Cardiorrespiratória, e cuide de sua Saúde !!!

A obstrução de vasos sanguíneos leva ao infarto, quando ocorre no coração dizemos Infarto do Miocárdio, quando ocorre no cérebro dizemos AVC (acidente vascular cerebral)

O que é o Infarto do Miocárdio e Como Diagnosticar (Sintomas)?

Trata-se de uma emergência medica em que o coração sofre uma interrupção de parte do fluxo sanguíneo, isso pode ser causado por uma placa de gordura (placa aterosclerótica) ou formação de um coágulo no interior da artéria coronária.

O diagnostico do Infarto do Miocárdio é realizado quando existem pelo menos duas das 3 condições: Dor torácica acompanhada ou não de dor no braço esquerdo; Eletrocardiograma (ECG) alterado e enzimas cardíacas elevadas.

Para você identificar um caso como esse e procurar um medico ou acionar um resgate, fique atento aos sintomas:

* A dor torácica é geralmente do tipo “opressiva” (um aperto no peito), podendo irradiar-se para a região do pescoço  queixo e braço esquerdo.

* Em geral, a pessoa infartada apresenta palidez, falta de ar e suor.

Como Proceder em Caso de Infarto?  Quais os Tratamentos e Procedimentos Médicos

A primeira atitude ao se reconhecer uma parada cardíaca é ligar imediatamente para um serviço de emergência, por exemplo o SAMU pelo numero 192. O ideal é passar ao atendente todas as informações relacionadas à vítima, principalmente se está respirando ou não.

Enquanto espera o socorro algumas atitudes podem ajudar a salvar a vitima de infarto, Primeiros Socorros pelo cardiologista Agnaldo Píspico:

Primeiros Socorros em Caso de Parada Cardiorrespiratória

1) Cheque a respiração da vítima e, se ela não responder, deite-a de barriga para cima, com a cabeça alinhada ao corpo e cheque se está respirando. Se não, ajoelhe-se a seu lado na altura dos ombros dela.

2) Levante seu queixo com uma das mãos e com a outra empurre sua testa para desobstruir as vias respiratórias e facilitar sua respiração. Então, tape o nariz da vítima com os dedos.

3) Ainda segurando o nariz da vítima, encha seus pulmões de ar, mas sem exageros. Coloque ar suficiente para uma inspiração normal. Com sua boca, vede a da vítima e assopre até que veja seu tórax subir normalmente. Faça isso duas vezes.

4) Abra a blusa da vítima e localize o local exato da massagem, que fica entre as duas mamas.

5) Primeiro posicione no tórax a palma de uma das mãos. Depois coloque a outra mão por cima e mantenha os braços esticados – sem dobrar os cotovelos.

6) Inicie os movimentos – nem muito rápido nem devagar. A força da massagem tem uma profundidade de quatro a cinco centímetros. Ao ‘empurrar’ o tórax espere-o voltar à posição normal para comprimi-lo novamente. Faça 30 compressões.

7) Repita a respiração boca-a-boca e as 30 compressões. Somente pare o procedimento se a pessoa acordar, se movimentar ou voltar a respirar normalmente. Caso contrário, continue até a ajuda chegar. O médico ressalta que o tempo ideal para se realizar as 30 compressões é de 21 segundos.

* estas indicações são dirigidas a pessoas leigas e não a profissionais da saúde – que podem agir de outra maneira.

A Medicina Preventiva ajuda a Evitar o Infarto, Saiba como…

* A Pratica de exercícios, regularmente, traz resultados positivos no combate ao colesterol (que pode causar a obstrução das artérias)  e fornece resistência muscular. O recomendado são os exercícios aeróbicos (andar, correr,  nadar, fazer hidroginástica).

* Parar de fumar reduz muito o risco de ocorrer um Infarto do Miocárdio  Esse risco diminui 50% em dois anos, podendo tornar-se igual ao de alguém que nunca fumou em 7 a 12 anos.

* Alimentação saudável é essencial, evitando alimentos ricos em colesterol, sal e álcool. Prefira alimentos com fibras e omega 3, como frutas e linhaça.

* O Estresse e a depressão aumentam o risco de acidente vascular, procure orientação profissional, realize exames periodicamente (como Eletrocardiograma) e técnicas de relaxamento.

** O que achou das Informações e Orientações sobre o Infarto?? Deixe aqui suas dúvidas sobre Medicina…

Assuntos do Artigo
  • primeiros socorros infarto
  • infarto primeiros socorros
  • primeiros socorros infarto do miocardio
  • quais sao os primeiros socorros em caso de infarto domiocado
  • descreca resumidamente os primerios socorros em caso de iam
  • oque e e ecg no primeiro socorros
  • os primeiros socorros para pessoa de infarto

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Infarto do Miocárdio – O que é e Primeiros Socorros em Caso de Infarto!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: