Vestibular

Medicina na Famema – Estrutura, Método de Ensino e Vestibular

Em São Paulo os vestibulandos tem varias opções de faculdades de Medicina de Universidades e Instituições públicas – como a Unesp (Botucatu), Usp (SP Centro), Unicamp (Campinas), Unifesp (SP Centro) e a Famema (Marília).

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) é Estadual e oferece os cursos de graduação em Medicina e Enfermagem. Em 2011 teve nota máxima no Enade (Exame que mede a qualidade do aprendizado, da infraestrutura educacional, corpo docente e nível dos graduados), o que demonstra o comprometimento com a qualidade e preparo profissional na área da Saúde.

Conheça um pouco mais sobre o Curso de Medicina na Famema, como é a Graduação (Estrutura e Método de Ensino), além de informações sobre o Vestibular desta faculdade Pública.

Graduação em Medicina Famema – Método de Ensino e Aulas

“ O propósito do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília é a formação de profissionais capazes de Desenvolver elevados padrões de excelência no exercício da medicina, na geração e disseminação do conhecimento científico e de práticas de intervenção que expressem efetivo compromisso com a melhoria da saúde e com os direitos das pessoas.”

O Sistema de Ensino é o Aprendizado Baseado em Problemas (sigla do Inglês PBL), onde o ensino é voltado aos alunos que desempenham papel ativo na construção do conhecimento. Algumas aulas teóricas são ministradas, mas o foco principal são as Tutorias em pequenos grupos. Nelas os alunos recebem casos de doenças e aprendem a trabalhar em grupo e fazerem pesquisas para solucionar o caso (tudo supervisionado por um professor). Sao varias reuniões e discussões sobre tópicos chaves da matéria necessária até a conclusão.

Existem os pros e contras desse sistema PBL, ao que muitos especialistas dizem a melhor maneira de emprega-lo seria um misto do Ensino Tradicional com as pratica médicas desde o inicio e discussões de casos (do aprendizado baseado em problemas).  Muitos defendem que esse método traz mais vivencia e proporciona um ensino integrado, já outros declaram que ele é insuficiente para passar todo o conhecimento técnico e básico ao profissional de Medicina.

Grade Curricular Famema

Devido o sistema PBL o currículo é diferenciado, abaixo temos um esquema de como as materias/casos sao organizadas, mas para maiores informacoes sobre o aprendizado acesse o link AQUI.

1ª série

Necessidades de Saúde 1

Unidade de Prática Profissional 1

2ª série

Necessidades de Saúde 2

Unidade Educacional Eletiva

Unidade de Prática Profissional 2

3ª série

Necessidades de Saúde 3

Unidade Educacional Eletiva

Necessidades de Saúde 3

Unidade de Prática Profissional 3

Unidade de Prática Profissional 3

4ª série

Unidade Educacional Eletiva

Atenção às necessidades de saúde do indivíduo, família e comunidade, no modelo de vigilância à saúde

Unidade de Prática Profissional 4

5ª série

Saúde do Adulto I

Saúde Materno- Infantil I

Unidade Educacional Eletiva *

6ª série

Saúde do Adulto II

Saúde Materno- Infantil II

Unidade Educacional Eletiva *

Vestibular

A prova é aplicada pelo Vestibular Unificado da Puc Sp, consta de uma unica fase com 45 questões de alternativa, um redação e uma questão dissertativas por área de conhecimento (Mat/Fisica, Bio/Quimica, Hist/Geografia).

Acesse o site: www.vestibular.pucsp.br

Localização – Fotos e Informações de Moradia

O Endereço da Faculdade de Medicina de Marília é Av. Monte Carmelo, 800 CEP 17519-030 Marília – S.P. Telefone e Fax para contato: Tel. (14) 3402-1744  e Fax. (14) 3413-2594. Atualmente (2012) a Famema ganhou um novo prédio onde serão ministradas as aulas que fica na rua João de Grande, mas a Biblioteca e os Laboratórios ainda estão no local antigo.

O bairro onde a Faculdade se localiza é tranquilo, oferece muitas opções de apartamentos para alugar, hotéis, Flats e Pensionatos. Fica proximo a um Shopping, a um grande mercado, farmácia e restaurantes, além do Hospital das Clinicas. (Eu visitei o local quando fui fazer pré-matricula e gostei – principalmente do Apart Flat GranVille para Morar, mas se for alugar algum apto indico ver nas imobiliárias Toca e outras da região).

Hospital das Clinicas da Famema

Entrada da Famema e Auditório

Entrada da Biblioteca da Famema

 ** Deixe suas dúvidas e comentários para meu Blog sobre Medicina … Participe das Discussões sobre Universidades de Medicina… 

Assuntos do Artigo
  • nota de corte famema
  • famema provas anteriores
  • abc da medicina famema
  • prova famema
  • provas anteriores famema
  • provas famema
  • yhs-iminent_001

Comente Via FaceBook

Comentários




| Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

96 Comentários

  1. Rafaela Lojudice disse:

    Gostaria de saber mais sobre as provas, conteúdo, matérias! Estou no terceiro colegial e provavelmente terei de fazer 1 ano de cursinho ..
    Qual a nota de corte ? Como é feita a soma das notas ?
    Há algum cursinho específico a essa faculdade ?

    • Bianca disse:

      Ola Rafaela,

      o vestibular da Famema é realizado pelo exame Unificado da Puc numa única fase cuja prova é constituída de:
      * 45 questões de conhecimentos gerais; Redação e uma questão dissertativa das áreas de História/Geografia, Química/Biologia e Matemática/Física.

      * As matérias cobradas são informadas no site, veja nos editais anteriores … Mas no geral é o conteúdo básico do ensino médio e os livros são os mesmos da Fuvest (ou alguns a menos) – acesse http://www.vestibular.pucsp.br/

      * Sobre a Nota de corte, na verdade é uma média geral que eles fazem com notas comparadas (tipo enem) numa escala até 1000 (+ ou -). Quando eu prestei o vestibular da Famema 2012 e passei, acertei uns 40 questões de teste, minha redação foi por volta de 820 e nas outras mantive a média – (só para você ter uma base, para passar tem que acertar de 80% 85% da prova)

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida mande para o ABC da Medicina =)

  2. Glaucione disse:

    Você sabe me dizer se existe repúblicas próxima a FAMEMA que possam indicar

    • Bianca disse:

      Olá Glaucione, ao redor da Famema existem muitos prédios residenciais para aluguel – há desde um quarto, sala, cozinha e banheiro aos de mais quartos (nesses é possível dividir com amigos, e há alunos que montam repúblicas).
      A Famema tem um projeto de acolhimento dos calouros em que você se cadastra no Diretório Acadêmico (quando fizer a matrícula) e eles encontram um colega de quarto veterano da faculdade para dividir apto por um mês (você só ajuda nas contas e não no aluguel) – isso para que se conheça o ritmo do local, da faculdade, os outros alunos, ou até já encontrar um colega para morar junto – acho que o nome do projeto é Aluno sem Teto, ou algo do tipo …
      Ah, eu dei a dica dos apart hotéis (é uma boa para que você vá conhecendo o local antes de fechar um contrato de um ou dois anos como é comum em aluguéis…)

      Espero ter ajudado, caso tenha mais dúvidas mande-as para cá =)

  3. Pedro disse:

    Você sabe onde posso encontra as provas de vestibular da FAMEMA?

    • Bianca disse:

      Oi Pedro,

      as provas da Famema sao aplicadas pela PUC SP, no sistema de selecao unificado, para acessar as provas anterios basta entrar no site da Coordenadoria de Vestibular da PUC SP 9o link esta abaixo):

      http://vestibular3.pucsp.br/vestibular/?pg=467

      ATT ABC da Medicina

  4. erika disse:

    as provas da puc são aplicadas em quais cidades?

    • Bianca disse:

      Oi Erika,

      a lista completa das cidades em que são aplicadas as Provas aparece no site no momento de inscrição e no manual/ Edital – o site é http://www.vestibular.pucsp.br.
      Eu sei que em na Puc Barueri tem e em algumas no centro de SP e região metropolitana…

      Espero ter ajudado…

  5. Ariane disse:

    A lista de livros, poderia me informar?

    • Bianca disse:

      Lista de Obras Literárias da Famema (vestibular PUC SP) de 2012/2013:
      • MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS – Machado de Assis
      • SENTIMENTO DO MUNDO – Carlos D. Andrade
      • TIL – José de Alencar
      • VIAGENS NA MINHA TERRA – Almeida Garret
      • VIDAS SECAS – Graciliano Ramos

  6. Carol disse:

    Olá, eu queria saber se a inscriçao para o vest da FAMEMA é feita no site da puc… obrigada!

  7. Letícia disse:

    Olá, bom dia!
    Gostaria de saber quanto ao ponto de corte…
    Qual é o “mínimo” na prova objetiva?
    Possui alguma dica?
    Desde já, muito obrigada!
    Abraços…

    • Bianca disse:

      Oi Letícia,

      essa prova é feita em uma única fase, portanto não há uma nota de corte, digamos assim. A Nota final é composta pelas porcentagens de acertos na parte de teste, a dissertativa e a redação – tipo o enem faz – e por fim fazem uma nota final.
      No ano em que prestei o vestibular da Famema, os chamados na primeira lista tinham nota final entre 4000 e 3600, confesso que não sei como eles montam essa nota final, mas posso garantir que se você acertar por volta de 78 a 80% da prova tem grandes chances de passar… (vide um comentário acima no qual falei sobre as notas 😉 )

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida mande para o ABC da Medicina =)

  8. Jessica disse:

    Ola eu gostaria de saber como me inscrevo para o vestibular do FAMEMA ?

  9. Bianca disse:

    @Jessica

    A inscrição é feita no site da Coordenadoria Vestibular Unificado da PUC SP…

  10. kelly disse:

    olá,gostaria de saber se a prova da Famema vai ser realizada em Marília mesmo.obrigada

  11. helenilse alencar crur disse:

    vou analisar as provas para saber se tenho condiçoes de ser aprovada na famema

  12. Junior disse:

    ola, gostaria de saber quais os possiveis generos da redacao. obrigado

    • Bianca disse:

      Oi Junior,
      a prova da famema, que é a da PUC, em geral pede a Dissertação, mas no ano em que prestei o vestibular foi pedido para escrevermos uma Carta à Presidente Dilma… Creio que o vestibular unificado da Puc não cobre gêneros muito diferentes como o da Unicamp… é melhor verificar pelo edital, mas os gêneros mais frequentes são Dissertação argumentativa (como o do enem e fuvest), Carta argumentativa, talvez uma crônica (mas esse tipo textual acho dificil cair)

      Espero te-lo ajudado 😉

      Continuem participando do Blog ABC da Medicina mandando dúvidas, comentários ou sugestões =)

  13. ricardo disse:

    olá, me interessei muito pela faculdade, mas sou de sao paulo, e gostaria de saber se no geral sai muito caro pra morar em marília, pq se for pra morar aí nao sei se minha familia vai poder me bancar… abç

    • Bianca disse:

      Oi Ricardo,
      bom no começo é um pouco mais difícil porque como vc provavelmente não conhecerá ninguem que estude lá terá que pagar um aluguel sozinho – há vários prédios próximos da faculdade, os preços variam de 700 a 800, mas quando encontrar um colega para dividir o apto ficará mais tranquilo… – Há opções de hotel-moradia que são tipo apartamentos, mas já vem mobiliados, tem cozinha, sala, e café da manhã, só que são mais caros tipo uns 900 para mais…
      A Famema tem um projeto do Aluno Sem Teto, que buscar ajudar os recem chegados, é assim: você preenche um cadastro e o diretório academico arrumará um colega de quarto para um mês de experiencia (nesse tempo vc não paga o aluguel, só as despesas extras), é meu complicado ir morar com alguem que vc não conhece, mas eles são voluntários do projeto e te ajudam a conhecer mais do ritmo da faculdade, da cidade… Por fim, vcs podem decidir continuarem dividindo o apto ou não, mas dá um tempo maior para vc ir se inteirando com o local..
      O bairro em que a Famema fica é bem tranquilo, proximo a mercados, um mininshopping, farmácia, HC, etc, e como eu disse vários “hoteis” e conjuntos de aptos mais populares…

      Espero ter ajudado…qualquer dúvida mande para o ABC DA MEDICINA =)

  14. sandra disse:

    vou fazer vestibular ai em marilia, gostaria que me indicasse um hotel proximo ao local de prova.abç

    • Bianca disse:

      Oi Sandra, quando fui para Marília fiquei no Hotel Fragata que é relativamente barato e próximo da faculdade, há também o Granville…

      Boa Sorte nas Provas =)

  15. Isabella disse:

    Então, estou acabando o terceiro ano agora, e meu sonho sempre foi fazer medicina, já faço técnico em enfermagem para ver se é isso mesmo que eu quero e não deu outra. Faço cursinho pré-vestibular desde agosto, mas tenho medo de não conseguir passar, porque não me sinto preparada ainda. Estava pesquisando, e achei essa faculdade Famema, que é publica e é em Marília, só que não conheço muito ao seu respeito, pois moro na capital de São Paulo. Queria saber se a prova é muito difícil, e como funciona essa coisa de vestibular unificado da PUC, tento achar as provas anteriores, mas as paginas não abrem. Alguém pode me ajudar ?
    Vocês não imaginam a confusão, e a ansiedade que estou passando rs

  16. Ricardo disse:

    Precisa fazer o enem para prestar essa prova ?

  17. Isabella disse:

    Oi, não achei nada no site da PUC, e gostaria de saber se quem vai prestar Medicina precisa fazer todas as questões abertas ou somente as relacionadas a Biologia / Química. Obrigada!

  18. Isabella disse:

    Obrigada, Bianca! E a prova de redação, vc se lembra qual o limite de linhas? Não estou achando quase nada pelo site da PUC SP! haha

  19. amanda disse:

    o site da puc- sp não é nada fácil de explorar.. tem muita coisa e no fim parece que não tem nada.
    Irei prestar medicina na Famema esse ano pela 1º opção, estou no 3º ano, faço tambem cursinho, estou com a prova do ano anterior e percebi que nunca fiz nenhum simulado parecido .. não faço ideia de como será meu desempenho, pois o vestibular puc-sp, famema é muito diferente do da unicamp, unesp, usp que são os enfatizados ao longo da minha formação.. gostaria de conversar com alguem que passou recentemente na famema e que está cursando .. por email, facebook, tanto faz.. não sei se aqui é uma boa via para conseguir esse contato mas talvez seja …
    seria só pra conversar um pouco mais sobre o vestibular, pois fiquei interessada no “PBL” e como tenho família em Marília, famema seria um bom negócio.

  20. Isabella disse:

    Bianca, fiz 35 questões, e fui bem nas escritas e na redação..tenho chances ou precisaria ter feito mais questões? Obrigada!

  21. Caio disse:

    Boa Noite, fiz a prova da puc sp com o objetivo de entrar na famema, acertei 37 testes e acredito que fui bem nas dissertativa’s; será que tenho chances?

  22. Daiana alves disse:

    @Isabella

    @Caio
    também fz +- o mesmo que vocês…estou na espera :/

  23. Eduardo disse:

    Olá. Tb to no mesmo nível de acertos das objetivas..fiz 39 e mandei bem nas dissertativas. Será que rola? Acharam a prova mais difícil esse ano? Escutaram algumas outras notas?

  24. Caio disse:

    Eduardo, o nivel de acertos que vi de meus amigos ficou nisso tb, um colega meu fez 39, outro fez 38… Achei a prova bem mais cansativa do que a do ano passado, mas acredito que estava mais ou menos no mesmo nível… o que voces acham?

  25. Quéren disse:

    Olá!!
    Tenho 16 anos e ano que vem estarei prestando o 3° Ano do Ensino Médio….Meu sonho deis de pequena sempre foi fazer faculdade de Medicinaa….E no final do ano que vem irei prestar os vestibulares para a faculdadee, eu gostaria de saber como e o que faço para começar a me preparar para os vestibulares??….

  26. Ronaldo disse:

    Bom dia, meu filho foi aprovado na FAMEMA para cursar medicina, porém ainda o falta o resultado da UNESP Botucatu que so sai no final de janeiro, ele acha que tem grandes possibilidades de obter a aprovação tb. Na tua opinião qual real diferença das instituições? Sei que o nome UNESP é forte, porem já ouvi de alguns médicos que a FAMEMA está num ótimo nivel e pode sim ser escolhida quando o aprovado tiver outras opções, como pode ser o caso?

    • Bianca disse:

      Olá Ronaldo,
      bom o conceito da Famema é muito bom, além de ser uma instituição pública ela tem notas elevadas no Enade. Já a Unesp como é uma Universidade, possui mais cursos e atividades de atuação, assim é mais forte em pontos como Pesquisa universitária e futuras pós-graduações. A Famema e a Unesp de Botucatu tem muuitas diferenças no sistema de ensino.
      A Famema tem o ensino pelo PBL – Aprendizado baseado em problemas – no qual não há grandes turmas e aulas convencionais, mas sim grupos de até 7 alunos que estudam sob a orientação de um professor-tutor. Cada semana o grupo recebe um caso clínico e debatem o tema, depois elencam o que devem pesquisar sobre o assunto, daí estudam por conta e a cada encontro vão debatendo sobre as causas e tratamentos de tal doença. É bem dinâmico, porém o aluno tem que se esforçar por si, não terá em nenhum momento um aula sobre, por exemplo, o funcionamento do coração, então o aluno deve buscar estudar, debater com os colegas e professor tutor. Além disso o aluno, desde o primeiro ano, tem contato com o ambiente hospitalar, estagiando em UBS, e nos dois últimos anos ocorre o internato (como na maioria das instituições).
      A Unesp apresenta o ensino tradicional de Medicina no qual há um ciclo básico de aulas nos primeiros anos, o aluno terá diversas matérias básicas como anatomia, biofísica, citologia etc, e posteriormente, em geral no 3º ano começa com os estágios no hospital. Nos 5º e 6º anos ocorre o Internato, no qual o estudante fica no hospital passando pelas diferentes especialidades e situações – a parte prática do aprendizado.

      Espero ter esclarecido as diferença entre as duas instituições, mas qualquer dúvida mande para cá!!!

  27. Hiago Carmo disse:

    Bom dia , sou imaturo quando se trata de vestibular , estou no 3° ano do ensino médio e faço curso preparatório a noite , enfim fiquei interessado na famema , e assim como funciona o vestibular , eu faço o unificado da puc e quando eu me inscrever eu vou escolher o curso (que seria na famema) certo ?
    E a concorrência é muita ? obrigado 🙂

    • Bianca disse:

      Olá Hiago,
      É isso mesmo, na inscrição do vestibular unificado da Puc vc escolhe Medicina na Famema…. A concorrência é alta, mas não se equipara a da Unifesp, Usp e Unesp, por exemplo…. Acho que é uns 60 ou 70 cad/ vaga 🙂

  28. andré disse:

    eu gostaria de saber se na famema existem repúblicas gratuitas e e bolsas como alimentação para estudantes carentes?

    • Bianca disse:

      Oi Andre,
      Até onde eu sei nao há republicas gratuitas, mas se vc for morar com mais alguém ou numa republica convencional custos ficam menores….

  29. Gabriela disse:

    Olá. Queria saber quando será a data do vestibular da famema este ano, estou no 3 ano do ensino médio e gostaria de saber para me localizar. Alguém poderia me ajudar?

    • Bianca disse:

      Olá Gabriela,
      a prova da Famema é pelo Vestibular Unificado da PUC, em geral no mês de Dezembro… Mas as inscrições começam bem antes, fique atenta…

  30. Gabriela disse:

    E é pelo site da famema que faz a inscrição? Mais ou menos que mes que abre as inscriçoes?

  31. Rafael disse:

    Bianca, você faz FAMEMA? Sempre quis fazer Medicina, mas eu penso se vou aguentar ver sangue sabe, já vi não tive nenhuma reação mais ali na hora é totalmente diferente, poderia falar como é assim mais ou menos se você já ficou mal ao ver alguma coisa, ou se alguém da sua turma já passou mal vendo alguma cena.

  32. Rafael disse:

    Olá Bianca você faz FAMEMA? Sempre quis fazer medicina, mas tenho um pouco de receio, medo de machucar alguém, as vezes que vi sangue nunca passei mal, mas penso lá na hora das aulas práticas como vai ser minha reação, como foi para você os pimeiros contatos? Alguém da sua turma passou mal ao ver? Abraços.

    • Bianca disse:

      Olá Rafael…
      eu passei na famema no meu primeiro ano de cursinho, mas não tive coragem de ir estudar porque teria que morar longe de casa e sozinha (cheguei até a fazer a matrícula kkk, a cidade é bem legal)… estudei mais um ano e agora faço Usp 🙂

      Bom, hoje mesmo tive aula de enfermagem, aprendi a aplicar injeções… O contato prático é gradual, ninguém começa vendo uma cirurgia, ou atendendo paciente… A gente faz treinamento em bonecos por exemplo, nos colegas (como na de injeção, aplicação de medicamentos etc), depois acompanha atendimentos com profissionais e professores, para depois atuarmos de fato…
      Eu ainda não tive práticas mais invasivas, tipo tirar sangue (vou ter ainda no primeiro semestre…), tem umas pessoas que não gostam muito de sangue e tal, mas todos fazem as atividades… A gente fica apreensivo, mas é só ter calma 🙂
      Geralmente as faculdades oferecem extensões de ensino, vc pode fazer parte de uma liga de cirurgia, por exemplo, lá vc vai estudar e discutir assuntos relacionados, vai ver práticas e aprender… Na liga de hipertensão vc vai aprender direitinho, antes de que veja isso no curso de medicina, a medir pressão, auscultar o coração etc….

      Pense que o curso é longo, vc vai ter muito tempo para ir desenvolvendo habilidades para atender bem as pessoas, para fazer exames, o contato com sangue e ferimentos vai ser mais intenso no internato, mas na sua vida profissional isso vai depender de sua especialidade, do que vc escolher fazer – e na medicina vc vai ter inúmeras opções…
      Até o momento estou gostando muito, principalmente das aulas práticas, nelas a gente se sente mais médico do que nas aulas só teóricas kkk

      Não sei se te respondi direito, mas qualquer dúvida mande para meu blog (vou tentar responder assim que possível 😉 )

  33. Rafael disse:

    @Bianca
    Olá Bianca, depois de sua resposta fiquei ainda mais determinado a ir e fazer mesmo, pensava que o contato era direto sabe na primeira ou segunda semana já iria frequentar salas de cirurgia, estou no 2º Ano do Ensino médio, mas esse ano já quero fazer como treineiro para ver como é o vestibular e me acostumar.
    Você disse que passou na USP Parabéns já vi provas da USP e são bem difíceis, qual curso você está fazendo?

  34. Reh disse:

    Ola Bianca, gostaria de saber mais como é o ensino da famema, corrija-me se eu estiver errada por favor, pelo q eu entendi o professor da um problema e os alunos em grupo vao tentar responder qual a doenca que ele se refere?? todas as aulas sao assim? entao teria q entrar na famema com nocao de alguma coisa ja ?

  35. Re disse:

    Olá Bianca, eu queria saber como funciona o sistema de ensino na Famema!

    • Bianca disse:

      PBL – Aprendizado baseado em Problemas…. uma metodologia nova, em que o aluno e’ ativo em sua formação…. No caso da famema, as aulas são abolidas, os alunos são divididos em grupos de 7 e tem um professor tutor, eles discutem sobre uma doença ou disfunção, tem varias reuniões e períodos pro’-estudo, no final todos chegam a uma conclusao sobre o tema discutido…. Ha’ tbm estagios em Unidades basicas de saude e atividades praticas…

  36. Re disse:

    Olá bianca, eu estava lendo o metodo de ensino da famema e parece ser muito dificil ne…quer dizer q eu teria q estudar as materias por conta? pq eu nao entendo nada de medicina eu tenho q debater as solucoes para doenças com os professores e etc?? Eu teria q entrar na faculdade ja tendo nocao de bastante coisa entao ne??

    • Bianca disse:

      Olha, eu não sei bem se e’ mais dificil do que o convencional…. Mas nao ha um pre requisito de que vc tenha que entrar com nocoes básicas de medicina…. Eu creio que não, porque la vc aprendera a buscar os conhecimentos, e’ um curso que exige muito esforco do aluno… praticamente se vc não correr atras não terá nada pronto em mãos….
      Pelo que eu li, na Famema ha primeiro uma discussao sobre o que casa um sabe do tema, depois ha um levantamento de duvidas… os alunos tem um tempo para pesquisar em livros ou intenet sobre o assunto e depois ha novas discussoes ate que se solucione o caso….

  37. Caio disse:

    Olá galera, estou no primeiro ano de medicina na FAMEMA, passei o ano passado depois de um ano de cursinho. O método é diferente mesmo, temos que correr atrás e estudar pra caramba; mas posso garantir que é um ótimo método e a partir dele são formados muitos médicos todos os anos muito bem capacitados conseguindo residências nos lugares mais concorridos. O que posso dizer pros vestibulandos é pra se esforçarem, estudarem que com certeza irão conseguir a aprovação e conseguir realizar seus sonhos. Qualquer ajuda que precisarem estou a disposição. Meu e-mail: caio.conceicao@hotmail.com FOCO, FORÇA E FÉ!

  38. Paulo disse:

    Todas as questões da prova tem o mesmo peso, ou tem questões que valem mais pontos que as outras?

    • Bianca disse:

      Paulo, eu nao sei exatamente sobre os pesos das questões, de uma lida no edital das provas anteriores da PUC Unificada… Lá eles explicam tudo, sobre como é a prova, como é calculada a nota e classificação no vestibular e mais

  39. Nádia disse:

    Boa tarde Caio.. Você poderia nos informar mais ou menos como foi seu desempenho na prova?? Obrigada!

  40. Paulo disse:

    Bianca, voce disse que teve 40 acertos nos testes e 850 na redação; em qual colocação voce ficou? E poderia me dizer qual o desempenho necessario para conseguir a aprovação pelo menos nas ultimas colocações? Obrigado.

    • Bianca disse:

      Oi Paulo, quando eu prestei a Famema, no vestibular 2012, passei em 27o lugar…. Mas a lista de chamada roda bastante, não sei dizer ao certo o que você me perguntou, eu acho que no site do vestibular unificado PUC tem uma parte sobre os vestibulares anteriores… Tente ver se lá aparece as notas dos últimos chamados – em geral tem do primeiro e do ultimo classificado 🙂

  41. Daniel disse:

    Olá Bianca!Faço 3 ano EM e preciso muuito de sua ajuda.. desejo fazer unicamente famema; nao me “preparo” muito pra fuvest, enem..ja sou muito informado sobre o vest(unificado da puc) e a famema, porém nao tenho acesso a informações específicas.

    Vamos lá:primeiramente, qual a ordem que vc faz a prova?(ex:red-dissertat-obj) 2) você respondeu muitas provas anteriores na preparação?São parecidas com as seguintes? 3)Com 80 chamados.. acha que deve arrodar ate 100, por ai..? 4) é necessário ler todas aquelas coletâneas espalhadas pela prova, ajudam? 5) como vc se preparou?alguma dica..

    são muitas dúvidas… Muito obrigado desde já!!

    • Bianca disse:

      Oi Daniel,
      na prova da Famema eu fiz assim, primeiro li a proposta de redação e fiz um rascunho rápido (alguns trechos só coloquei tópicos do que pensei em falar, argumentar), depois fui para os testes e depois voltei para a redação escrevi direitinho e terminei com as dissertativas…

      Bom, eu fiz alguns simulados (com provas anteriores), em geral o vestibular da Puc segue um padrão… É super importante ler a lista de obras e depois resumos e criticas sobre os livros, faça resumos e exercicios dos temas mais recorrentes, treine diferentes tipos de redação (Carta, Dissertação etc)

  42. Paulo disse:

    Tudo bem Bianca, muitíssimo obrigado =)

  43. Caio disse:

    Boa tarde Nádia, eu acertei 37 questões e lembro que fui muito bem na redação e nas dissertativas, mas não vou saber te falar as notas em si. Passei em 30º lugar.

  44. Kevin disse:

    Olá ,

    alguém poderia me informar o numero de vagas totais para medicina? E para fazer o vestibular unificado da PUC para famema é necessário fazer a prova em Marília? Porque moro em SP capital. E além do mais, a famema é muito mais concorrido do que PUCCampinas?

    Obrigado

  45. Caio disse:

    Kevin, aqui na Famema são 80 vagas e no ultimo vestibular a concorrencia foi de quase 90 por vaga, mais do que na puccamp… A prova nao precisa ser feita em Marília, pode ser feita em campinas por exemplo.

  46. Laura disse:

    Gente, alguém pode me indicar hoteis em Marilia? vou prestar famema pela primeira vez e to meio perdida ainda! Obrigada!

  47. Paulo disse:

    Quanto às obras literarias, na prova é abordadas questões unicamente das obras indicadas ou caem questões de outros, tipo Dom Casmurro?

  48. Natalia disse:

    Olá, eu também fiz 35 o ano passado (2012), mas não passei. Eu estou no terceiro ano e queria passar esse ano, mas ta osso :/@Isabella

  49. Louise disse:

    Pretendo fazer vestibular na FAMEMA esse ano. Gostaria de saber se é cobrada mensalidade, já que o vestibular é ligado à puc e também se a prova pode ser realizada em Campinas. Obriagada

    • Bianca disse:

      Olá Louise,
      a Famema é publica, logo não há mensalidade… O vestibular é unificado ao da Puc, daí voce até pode por como segunda opção Medicina Puc…
      Creio que deve haver prova em Campinas, mas nos Editais do vestibular ou no site do Vestibular Unificado Puc Sp você deve achar essa informação…

  50. Paulo disse:

    É verdade que se o candidato zerar a prova de uma das materias (física por exemplo) ele já é automaticamente desclassificado?

  51. andre disse:

    bom dia fiz fisioterapia e acho que isso pode me ajudar por ter algum conhecimento da area, mas queria saber se nesse sistema de PBL, em nenhum momento irei ter materias de citologia, biologia, ou como funciona o organismo, vou tentar famema pela miinha primeira vez.

    • Bianca disse:

      Olá André,
      sobre o PBL da Famema, até onde eu sei não há aulas… há reuniões de discussões sobre casos clinicos ou um assunto específico, nelas os alunos e um professor tutor elaboram um roteiro de estudos, questionamentos, debatem como devem agir, etc.. Daí, os alunos tem um periodo para estudar por conta, individualmente ou em grupo, pesquisam sobre a fisiopatologia de uma determinada doença que foi apresentada no caso clinico… Depois há novas discussões nas tutorias para a solução do problema apresentado…

      Sobre os metodos de avaliação eu não sei te informar, mas creio que haja provas, seminários, relatórios e outros…

  52. andre disse:

    como são feitas as avaliações dos alunos, é tipo um seminário de cada caso clinico?

  53. Ana Paula disse:

    Boa noite! Estou MUITO assustada com o método de ensino-aprendizagem da FAMEMA! Fiz minha inscrição para prestar o vestibular agora no dia 1° de dezembro, estava super confiante e empolgada, fiz muitas provas anteriores para me adaptar ao estilo de vestibular da PUC, faço cursinho, mas confesso que perdi totalmente o ânimo. Não quero pagar 700,00 reais por mês para fazer o Med Curso apenas para dar uma boa nota e consequente “boa aparência” pra FAMEMA! Pelo amor de Deus, COMO ASSIM NÃO TEM AULA NO CURSO??? Estou super aborrecida e MEGA assustada! Não confiaria 6 anos da minha vida a uma faculdade pública que não prepara um médico decentemente! Prefiro fazer cursinho de novo e me preparar até conseguir uma vaga na UNESP, onde faço mestrado e conheço o ensino: excelente, criterioso, profissionais incríveis e alunos dedicadíssimos! Obrigada pela oportunidade que esse site dá de conhecermos melhor as oportunidades de cursos de medicina. A FAMEMA caiu totalmente no meu conceito. Desse jeito, prefiro a UNIMAR!

  54. Caio disse:

    Boa noite Ana Paula, li seu comentário e o achei lamentável, já que você faz críticas a instituição sem ao menos conhecê – la, você como mestranda, que presumo ser uma pessoa bem esclarecida, deveria ter mais cautela no que fala para não falar bobagens. A Famema caiu no seu conceito pelo seu desconhecimento, já que se você tivesse feito uma revisão bibliográfica sobre o Pbl teria visto que é usado em universidades renomadas como Harvard nos EUA, Maastricht na Holanda, e McMaster no Canadá, sendo possível não ter aulas e se aprender no mesmo nível ou até além. Enfim, não estou escrevendo isso pra provar que a Famema é uma ótima faculdade, porque eu não preciso, sendo o décimo melhor curso de medicina do país segundo o Ranking Universitário Folha ela prova por si mesma. É claro que a faculdade precisa melhorar em inúmeros aspectos, porém todos os anos são formados médicos decentes e de qualidade para o exercício da medicina em qualquer lugar do país, é só pesquisar e querer entender antes de criticar.

  55. Gabriel disse:

    Eu estou muito interessado em estudar medicina na FAMEMA,mas queria saber mais sobre o método de ensino.Os estudantes não terão as aulas básicas da anatomia e fisiologia ?
    Ou as aulas terão mais foco nas doenças humanas?
    Gostaria de saber mais sobre isso.
    E os ultimos anos são de internato como as outras universidades?

    obrigado

  56. Gabriel disse:

    E gostaria de saber um pouco da infraestrutura dos laboratórios e das salas de ensino,bibliotecas e etc.
    E como funcionaria o internato

    novamente obrigado

  57. GABRIEL disse:

    GOSTARIA DE SABER MAIS DETALHES DESSE TIPO DE ENSINO PBL.
    VOCÊ VÊ ANATOMIA OU CADÁVERES,E FAZ INTERNATO NOS ÚLTIMOS ANOS?
    E QUERIA SABER DA INFRAESTRUTURA DO CURSO,COMO SÃO OS LABORATÓRIOS E MATERIAL DE ESTUDO…

    OBRIGADO

  58. GABRIEL disse:

    E tambem gostaria de saber de a faculdade oferece bolsas ou se voce pode exercer alguma atividade remunerada como acontecem em outras faculdades

  59. Beatriz disse:

    Gente, como funciona a parte de aulas praticas nesse modo PBL?

  60. Evandro disse:

    Ola!! Eu quero muito passar em enfermagem na famema! Voce poderia me dizer quais sao os acertos minimos da prova objetiva? Se eu acertar acima de 15 testes, mais a redaçao e minha djssertativa de historia e geografia, voce acha que da pra passar? Obrigada

  61. marcela disse:

    Para alguem que passou na Famema:Meu boletim de desempenho na Famema , que saiu ontem,mostra classificação geral 208.
    Mostra no curso numero de ordem 157. Não fui chamada na primeira lista.
    Tenho chances de ser chamada em lista futura?
    Grata .
    Marcela.

  62. marcela disse:

    @Bianca
    Obrigada Bianca!

  63. Caio disse:

    Marcela, você tem grandes chances de passar sim, ano passado a lista rodou até 180, espero ter ajudado.

  64. gabriel disse:

    Ah na verdade, vi que é bem oscilante a quantidade de pessoas chamadas. Em 2010 foram até 181, em 2011 até 219, 2012 até 194 e 2013 até 180. Vi esses e vários outros anos e todos estavam bem acima de 163 então estou com esperanças.

  65. gabriel disse:

    Será que roda até 163 esse ano? Vi que todos os anos desde 2003 chamaram bem acima de 163, exceto 2008 que chamou até 162, mas a maioria chamou na faixa de 190, alguns até 180 e vários até mais de 200. Alguém sabe se tenho chances de ser chamado?

    • gabriel disse:

      chamaram até o 105 na 2ª chamada =/ Vi que em outros anos já chamaram até menos e chegou no 163, mas séra que esse ano vão chamar bem menos do que até o 163? Vi que ano passado teve 15 chamadas(5 antes de começarem as aulas e 10 depois), e esse ano tem 8 antes de começar e indefinidas pra depois que começar.

  66. Rodolfo disse:

    Olá, gostaria de saber quem mais passou, li que teve gente que passou com 40 acertos e 850 de redação, gostaria de saber quantos foram os acertos dos ultimos a serem chamados.

    Obrigado!

  67. Aroldo Viana de Albuquerque disse:

    Meu filho prestou vestibular na FANEMA, torço para que ele conseguia sua vaga!
    Gostaria de desejar à todos leitores, envolvimento, dedicação e muita responsabilidade com a nova profissão que escolheram, posso garantir que este caminho os levarão ao posto de excelentes profissionais.

    Aroldo V. Albuquerque

  68. Mariana disse:

    Existe aprovados na FAMEMA que fizeram menos de 30 testes? Que tenham compensado com as dissertativas….

  69. Ester disse:

    Olá! Gostaria de saber se o vestibular da famema só acontece no final do ano ou se tem outras aplicações.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.