Scroll Top

Vestibular

Medicina – Notas de Corte do Enem para Vagas pelo SISU, Dúvidas

O Enem é agora um dos grandes exames seletivos do Brasil, jovens de todo o pais podem se candidatar a vagas em Universidades publicas diretamente pelo SISU – Sistema de Seleção Unificada – ou usa-lo como componente da nota em Vestibulares Mistos, como ocorre na Unifesp (Federal de Sao Paulo).

Assim, hoje vou comentar sobre o ENEM de 2012 e sobre as Notas de Corte para os estudantes que querem estudar MEDICINA. Aproveite para deixar seus comentários sobre a Prova, sobre as Notas Individuais que foram divulgadas dia 28/12/12, e as expectativas para como vai ser o SISU desse ano 2013 ….

A prova do Enem segue uma tendencia de ser mais interpretativa, com longos textos e gráficos em todas as áreas do conhecimento. Muitos alunos consideraram a prova de nível fácil a médio  porem muito cansativa e extensa.

Ja a Redação do Enem parece que sempre sera digna de polemica, em 2012 o governo lançou um Guia com as competências e métodos de correção dos textos (em resposta aos erros e discrepâncias do Enem anterior). Mas, os alunos saíram surpresos no domingo com o tema da Redação: Movimentos Imigratórios para o Brasil no seculo XXI…

As notas Máximas e Minimas foram divulgadas em dezembro, confira a relação abaixo (Fonte: Inep/MEC) :
Ciências humanas e suas tecnologias: minima 295,6 e máxima 874,9; Ciências da natureza e suas tecnologias: 303,1 e 864,9;  
Linguagens e códigos e suas tecnologias: 295,2 e 817,9;  Matemática e suas tecnologias: 277,2 e 955,2;
Redação: 0 e 1.000
Agora estão todos na expectativa sobre quais serão as notas de corte desse ano, principalmente para o curso mais concorrido dos vestibulares – Medicina.
 
No ano passado, as notas foram bem altas, como voce poderá verificar no quadro abaixo algumas das Notas de Corte do SISU de 2012:

A nota mais alta foi a da Universidade Federal Fluminense, UFF, que ficou por volta de 912 para Medicina – isso porque a universidade tem como ação afirmativa um bônus de 20% para estudantes de escola publica.

Em 2013, ha outra novidade para os estudantes – a LEI DE COTAS – que prevê a reserva de vagas de pelo menos 12,5% para alunos de escola publica nas Universidades Federais. Nos anos seguintes esse percentual ira aumentar ate atingir a meta dos 50% de reserva de vagas, incluindo também negros, pardos, indígenas e pessoas com menos de 1,5 salario minimo de renda.

As Notas do SISU 2013 não deverão diferir muito das anteriores, mas vamos ficar atentos, pois no dia 7 de janeiro começam as Inscrições pelo Site do SISU… 

O que vocês acharam das Notas do Enem? Deixem seus comentários e Duvidas aqui no ABC da Medicina….

Assuntos do Artigo
  • nota de corte unb 2013
  • nota de corte medicina unifesp 2013
  • unifesp medicina nota de corte
  • nota de corte medicina unifesp
  • nota de corte unifesp medicina
  • nota de corte unifesp 2013
  • nota de corte medicina unb

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Medicina – Notas de Corte do Enem para Vagas pelo SISU, Dúvidas!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

10 Comentários

  1. Vitor disse:

    Estão corretas essas notas de corte !? Estou achando estranho a nota de corte da UFRJ ser inferior a da Unirio e também tenho a sensação de que as notas de corte estão baixas !! De onde foram retirados esses dados !?
    E eu gostaria de saber se alguem pode me dizer as notas do ultimo classificado(lista de espera)para medicina em algumas faculdades que disponibilizam suas vagas no Sisu !
    grato!

  2. Bianca disse:

    Ola Vitor,
    eu vi que nesse SISU 2013 as notas, pelo menos das Universidades do Rio de Janeiro, estão mais altas – por volta dos 810… Mas ha opções de cursos com cotas com notas por volta dos 780….

  3. keila disse:

    não concordo com a minha nota de redação… (600) no enem do ano passado tirei 920 … Tem alguma coisa errada ..Gostaria de saber como conseguir uma revisão a tempo….

  4. Anonima Medicina disse:

    Keila, se acostume, você está no Brasil… Infelizmente vivemos em um país onde somos obrigados a prestar vestibular para entrar nas faculdades o que não acontece nos países de primeiro mundo. A redação do ENEM não é sequer corrigida, revisão então nem pensar!!! A nota da redação do ENEM é pura sorte, basta pegar algum corretor de bom humor que está com vontade de dar notas boas para todos… É assim e o pior é que não há nada que se possa fazer…

  5. Anonima Medicina disse:

    Keila, se acostume, você está no Brasil… Infelizmente vivemos em um país onde somos obrigados a prestar vestibular para entrar nas faculdades o que não acontece nos países de primeiro mundo. A redação do ENEM não é sequer corrigida, revisão então nem pensar!!! A nota da redação do ENEM é pura sorte, basta pegar algum corretor de bom humor que está com vontade de dar notas boas para todos… É assim e o pior é que não há nada que se possa fazer…@keila

  6. Deuzanete disse:

    Gostaria de saber o ponto de corte de Medidina na UNB para vestibular 2013

  7. Adrielly disse:

    Olá. Gostaria de saber em quanto está a nota de corte para o curso de medicina pelo sisu nas universidades do meu estado. (Pará) Porque no ano que eu fiz consegui tirar 784,14 no geral , sendo que na redação tirei 730.

    • Bianca disse:

      As notas de corte de medicina pelo SisU variam muito, depende da região … Por exemplo, as Notas da UFRJ foram altíssimas, por volta de 880… Já em outras como a UFJF foi por volta de 780…

      O conselho é vc tentar tirar mais de 790 800… Vc já foi muito bem, pelo que disse, agora é tentar melhorar em alguns pontos, na redação que ajuda muito …

  8. JorgeDrums84 disse:

    Olá gente!!! eu tirando 800 no enem desse ano será que tenho chance de cursar medicina em Salvador ou Petrolina-Pe?Lembrando que sou negro e sempre estudei em escolas públicas

  9. Guilherme disse:

    Olá. Eu sei que não há proporcionalidade direta entre a quantidade de questões acertadas pelo candidato e sua nota final. Mas, em virtude de comentários de a prova do Enem 2013 ter tido um nível maior do que anos passado, gostaria de saber, em media, qual seria o numero de questões que uma pessoa deveria acertar para conseguir uma vaga em uma federal como a Do Piauí (nota de corte de 2012: 770). Obs: sei que tirando uma boa nota na redação (Ex: 900) e acertando umas 160 questoes, um candidato provavelmente passaria com tranquilidade em medicina nessa federal em 2012. Quanto seria necessário, portanto, o numero de acertos em 2013, analisando o maior grau de dificuldade da prova?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: