Scroll Top

Vestibular

Medicina UFSC Federal Santa Catarina – Curso, Grade, Ensino e Vestibular

Em mais uma postagem sobre Universidades e Faculdades de Medicina, hoje venho falar um pouco da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina localizada no Sul do pais, na cidade de Florianópolis. Confira informações sobre o Curso e sobre o Vestibular da UFSC, e mais aqui no Blog ABC da Medicina…

Logo da UFSC

Como é o Curso de Medicina?

Com duração de 6 anos, e em período integral, o curso da Faculdade de Medicina da UFSC  apresenta grande qualidade no ensino através de um currículo diferenciado.

O curso prioriza a interação Comunitária e o estudante como ativo no processo de aprendizagem. O método de ensino conta com Módulos de disciplinas que abordam áreas específicas do conhecimento, Módulos de Atividades de Interação Comunitária e Atividades Complementares.

A UFSC proporciona uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania como promotor da saúde integral do ser humano.  

Sistema de Ensino e Grade Curricular da UFSC….

No primeiro ano do curso o Currículo Integrado compreende dois módulos em cada semestre: Introdução ao Estudo da Medicina e Interação Comunitária.

Nos Módulos é iniciada a apreensão de conhecimentos relativos aos aspectos morfofuncionais do ser humano saudável e suas inter-relações com a família, comunidade e ambiente de trabalho. Nesse momento o aluno é inserido no ambiente universitário e nas comunidades que fazem parte do Programa Docente Assistencial da UFSC, de forma que ele passe a conhecer, relacionar e interagir com as pessoas, com os aparelhos comunitários e com os diferentes cenários de práticas, que serão parte importante e ativa na construção do seu conhecimento.

A partir do segundo até o quarto ano do curso, o Currículo Integrado compreende 5 módulos em cada semestre: Saúde da Criança; Saúde da Mulher; Saúde do Adulto; Saúde e Sociedade; e Interação Comunitária.

Nesses Módulos, observados aspectos integrativos e complementares das áreas do conhecimento, a construção do Currículo segue uma espiral ascendente em nível de complexidade dos níveis de atenção, procurando estabelecer uma imagem espelho entre os conhecimentos apreendidos e sua correlação com as necessidades sociais de saúde encontrados na população em seus diferentes níveis de atenção. Cada Módulo procura apresentar eixos integrativos do raciocínio médico, relacionado com as necessidades de saúde dos indivíduos e das populações referidas pelo usuário e identificadas pelo setor saúde, potencializando abordagens construtivistas de aprendizagem, utilizando-se de uma abordagem relacional do conteúdo e o estudo em grupo.

Hospital Universitário – Onde os estudantes aprendem a Medicina na Pratica

Nos quinto e sexto anos do curso ocorre o Estágio Curricular Obrigatório. Ele caracteriza-se por treinamento supervisionado em serviço, com aspectos essenciais nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva, devendo incluir atividades no primeiro, segundo e terceiro nível de atenção em cada área.

Infraestrutura e Fotos da Universidade…

A UFSC conta com diversas Bibliotecas, laboratórios para as Laboratório de Bioquímica Clínica, Citologia Clínica, Imunologia, Hematologia, Técnica Operatória e Cirurgia Experimental – TOCE, e tantos outros. Alem disso, para o melhor aprendizado de Medicina a universidade possui um Hospital Universitário no qual os estudantes fazem estágios, internato e residencia médica.

Foto do Campus da UFSC em Florianópolis

Foto do Centro de Cultura e Eventos da UFSC

 A instituição conta ainda com um Restaurante Universitário que oferece refeições a preços populares e acessíveis aos estudantes. 

Como é o Vestibular da UFSC …

 As provas são realizadas em uma única etapa, de acordo com o disposto no quadro a seguir:

PROVA 1: Primeira Língua: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou LIBRAS (12 questões de proposições múltiplas); e – Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, LIBRAS ou Língua Portuguesa (8 questões de proposições múltiplas); Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas); Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

PROVA 2: História (10 questões de proposições múltiplas); Geografia (10 questões de proposições múltiplas); Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas); Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

PROVA 3: Redação; e 4 questões discursivas.

** Gostou das Informações da Postagem? Deixe seus comentários ou dúvidas aqui no ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • ufsc
  • medicina ufsc
  • universidade federal de santa catarina
  • ufsc medicina
  • faculdade de medicina em santa catarina
  • valores da faculdade de medicina em Florianópolis
  • faculdade de medicina sc

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Medicina UFSC Federal Santa Catarina – Curso, Grade, Ensino e Vestibular!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

5 Comentários

  1. Ocimar Estephanin disse:

    Olá! Gostaria de parabenizar o site e sugerir um post sobre o curso de medicina da UNIVASF, que vem se tornando uma opção para os vestibulandos por apresentar menor nota de corte no SISU.

    Att.
    Ocimar.

  2. Jaqueline disse:

    Olá!!
    Gostei muito de saber sobre a UFSC. E quero saber quantos está a faculdade de Medicina na UFSC?

    Obrigada!

  3. Ana disse:

    Olá! Eu gostaria de saber se a UFSC possui moradia estudantil a oferecer aos alunos mais carentes e se na mesma ambos os sexos moram.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: