Scroll Top

Vestibular

Medicina UnB – Como é o Curso, Grade Curricular, Ensino e Vestibular

A UnB, Universidade de Brasilia, é uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, com uma excelente infraestrutura e método de ensino-aprendizagem.

Hoje vou comentar um pouco sobre o Curso de Medicina UnB, dando dicas e informações para os estudantes pré-vestibulares que se interessam por conhece-la. Saiba como é o Curso, a matriz Curricular e o Ensino de Medicina, veja também como é o Vestibular da Universidade.

Logo da Universidade de Brasilia – UnB

Como é o Curso de Medicina? Sistema de Ensino…

A medicina tem como objetivo a assistência à saúde do ser humano, na sua integridade biológica e psicossocial. O estudante de Medicina da UnB adquire conhecimentos fundamentais nas áreas de cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica e saúde coletiva, tornando-se competente para prestar assistência médica de qualidade, atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes.

Sua formação contempla o exercício profissional dentro de princípios éticos e humanistas bem estabelecidos e lhe propicia as habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, essenciais para um desempenho profissional de qualidade em nível individual e social.

No início da graduação, o estudante tem disciplinas relacionadas à Bioquímica e a outras matérias básicas, como Anatomia, Histologia e Fisiologia.

A partir do quinto período, os futuros médicos começam a ter contato com pacientes do Hospital Universitário de Brasília (HUB), onde aprendem a construir um histórico médico e a identificar doenças, na enfermaria e no ambulatório. Durante os três últimos semestres, os alunos passam pelo “internato”, quando as atividades práticas são mais intensas. Nesses semestres, os alunos recebem instruções de clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cirurgia.

A última etapa inclui um trabalho com a chamada medicina social. Os estudantes realizam atividades de promoção da saúde em Ceres, município goiano que fica a cerca de 300 quilômetros de Brasília.

Grade Curricular de Medicina na UnB…

Na configuração curricular, o aluno de Medicina deve obrigatoriamente cursar 48 disciplinas e estágios curriculares e integralizar 475 créditos. Do total, ao menos 295 créditos são cumpridos – pela maioria dos graduandos – em nove semestres, isto é, cerca de 33 créditos por período letivo. Os 180 créditos de estágio curricular são desenvolvidos nos três semestres finais do curso, 24 semanas por semestre.

Acesse a Grade de Disciplinas do Currículo do Curso de Medicina da UnB: Clique Aqui

Infraestrutura e Fotos da UnB…

Foto do Hospital Universitário da UnB

A Faculdade de Medicina da UnB apresenta um complexo de Laboratórios, incluindo os de Anestesiologia, Aparelho Circulatório/Digestivo/Respiratório, Cardiovascular, Cirurgia Experimental, Endocrinologia, Histologia, Nefrologia, Psiquiatria e outros. Alem disso, ha um Hospital Universitário, onde os estudantes fazem estágios supervisionados, atendem pacientes durante sua formação, e realizam o Internato nos últimos anos da Graduação.

Faculdade de Medicina / Universidade de Brasília / UnB Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte

CEP: 70.910-900 – Brasília – DF – Brasil Telefone de Contato: 61 3107.1883

Foto de uma Turma de Formandos de Medicina da UnB

Como é o Vestibular da UnB…

O vestibular é a forma mais tradicional de ingresso na Universidade. A prova é organizada pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), e os candidatos podem candidatar-se por duas formas: pelo Sistema Universal ou pelo Sistema de Cotas para Negros. Para o curso de Medicina são oferecidas 35 vagas por semestre. Para concorrer ao vestibular é preciso acessar o site do Cespe/UnB.

O vestibular é composto por provas objetivas e uma redação, ambas obrigatórias para todos os candidatos. Veja como são as Provas:

Prova Objetiva – São aplicados quatro tipos de questão nas provas do vestibular. Nas de tipo A, os candidatos devem avaliar os itens em verdadeiro ou falso. As de tipo B são situações problema cujas respostas devem ser em números, as questões tipo C são de múltipla escolha. Já nas de tipo D, o estudante é avaliado em questões discursivas, e são analisadas as habilidades de escrita.

A redação avalia a capacidade do candidato expressar-se por meio da escrita. A prova é eliminatória. Para ser aprovado, o estudante precisa tirar pelo menos 4, em uma pontuação de 0 a 10.

 

** O que achou da Informações sobre o Curso? Deixe suas dúvidas e comentários aqui no Blog ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • medicina unb
  • unb medicina
  • medicina na unb
  • grade horaria medicina unb
  • unb mensalidade medicina
  • faculdade de medicina unb
  • medicina unb como passar

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Medicina UnB – Como é o Curso, Grade Curricular, Ensino e Vestibular!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

2 Comentários

  1. michele disse:

    Faço medicina em outra cidade e fui transferida ex officio p/Brasilia para 2014 e por isso tentarei ingressar na UNB. Gostaria de saber a grade hora’ria do curso, pois tenho um bebê pequeno. Posso matricular em apenas algumas disciplinas p/ter horario livre p/cuidar do bebê? Existe um mínimo de créditos obrigatórios por semestre?
    Obrigada
    Michele

  2. Cesar disse:

    Olá Michele, o mínimo de créditos (horas aula) é dez por semestre, porém você tem que cumprir o minimo de créditos que está no texto em no máximo 18 semestres. No internato não tem jeito, sao 40h/semana, mas nas disciplinas você pode sim. OBS: algumas disciplinas são 4h seguidas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: