Scroll Top

Estudante de Medicina

O que é Iniciação Científica – Atividades e Bolsas na Faculdade de Medicina

Antes de passar na faculdade, eu não tinha ideia do que seria uma Iniciação Científica, apenas sabia que era uma forma de o aluno ainda na graduação entrar em contato com a área de pesquisa. Muitos de vocês que estão lendo esse post podem estar na mesma situação e não saber certinho como funciona essa atividade, como conseguir uma oportunidade e quais os benefícios para a formação. Então, vou explicar tudo para vocês aqui no Blog ABC da Medicina!!

pesquisa-cientifica

# O que é Iniciação Científica ?!

Também chamada de IC, trata-se de uma atividade extra curricular à graduação na qual o estudante desenvolve um projeto de pesquisa científica. Esse projeto é orientado por um profissional qualificado, em geral, professores e doutores em determinada área do conhecimento.Como faço medicina, falarei mais nas iniciações dessa área, mas existem em todos os cursos.

Em Medicina há dois tipos de pesquisa: a Clínica e a Laboratorial, em cada uma as abordagens metodológicas são distintas. Na primeira, há estudo mais do quadro clínico/sinais sintomas/impacto de tratamentos na vida de pacientes; são testadas drogas aprovas em estudos em laboratório, os estudos tendem a verificar eficiência de determinadas intervenções médicas na saúde (como cirurgia, mudança de hábitos e estilo de vida etc). Já na segunda forma de pesquisa, há um enfoque mais no estudo biomolecular e histológico das doenças, ou seja, estuda-se mais os efeitos de determinada doença no comportamento da célula, nas características dos tecidos, verifica-se eficiencia de drogas em cultura de células ou em animais. 

Todos os cursos da área de Biológicas (Ciências biomédicas, Biologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição etc) podem fazer as atividades de Iniciação científica que comentei acima, tanto pesquisa Clínica quanto pesquisa laboratorial. No Laboratório em que eu faço IC, muitas pessoas de várias áreas atuam nas pesquisas o que é muito agregador. 

# Quais atividades são desenvolvidas em uma Iniciação Científica?!

Depende muito de qual o tipo de pesquisa é feita, se o enfoque é mais nos pacientes ou na parte biomolecular, mas no geral o aluno de IC faz:

  • Estudo sobre uma área/tema sobre o qual se dejesa obter maiores informações, pore xemplo, Tipos de alimentos e doenças metabólicas. Nessa fase da pesquisa, busca-se artigos já publicados sobre o tema para ver se há ainda assuntos relevantes e olhares diferenciados que seu projeto pode abordar, além de revisar-se a fisiologia normal para poder comparar com a alterada.
  • Elaboração de uma hipótese a ser estudada, muitas vezes o orientador direciona essa parte que é feita após aquele estudo inicial. Por exemplo, seguindo a linha acima, uma hipótese a ser estudada seria (estou dando exemplos inventados e apenas ilustrativos, gente): dieta rica em gordura animal e incidência de eventos negativos por aterosclerose. 
  • Execução da pesquisa em si, a qual é feita sob supervisão do orientador e sua equipe de pesquisa. Os passos ou métodos necessários para provar a hipótese feita anteriormente são feitos nesse momento. Por exemplo: aplicação de questionários a pacientes; analise de exames sanguíneos comparando com a clínica; procedimentos de bancada em laboratório (análise da histologia de um vaso aterosclerótico que seria a análise dos danos teciduais da doença); verificação de opções de intervenção (remédio para diminuir lípides etc).
  • Depois de feito as atividades acima descritas vem a hora de analisar os resultados obtidos para posterior publicação em Congressos e Revistas Científicas.

pesquisa-cientifica-2

# Quais os benefícios de se fazer IC?

Essa é sem dúvidas uma das atividades extra-curriculares que mais agrega na vida do estudante universitário, pois aprendemos tanto conteúdos novos e teorias quanto nos desenvolvemos como profissionais no geral. Isso porque temos que estudar bastante sobre os assuntos que estamos pesquisando e nos organizar ainda mais para conseguir conciliar os estudos da faculdade com as atividades de IC.

A interação com pesquisadores mais experientes como os orientadores e sua equipe (em geral, estudantes de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado) é muito enriquecedora, acompanhamos suas atividades e vamos aprendendo melhor sobre metodologia científica e técnicas usadas, além de ouvirmos suas vivencias anteriores.

# Como Conseguir uma Oportunidade de Pesquisa?!

Quando se faz faculdade numa instituição pública de ensino, a inserção no mundo da pesquisa é mais fácil. Na USP, por exemplo, em todas as aulas os professores nos convidam a conhecer seus projetos e se nos interessarmos podemos começar a participar já no primeiro ano de curso. A faculdade de Medicina daqui tem diversos LIM's (que são os Laboratórios = link para interessados: http://www.fm.usp.br/site/LIM-s%E2%80%93Laboratorios-Investigacao-Medica) e em todos há oportunidades de Iniciação científica para alunos da USP e de outras instituições também, então mesmo que você faça um curso em instituição particular se fizer contato com os professores pode conseguir fazer pesquisa aqui. 

Logo dos LIM's da FMUSP

Logo dos LIM’s da FMUSP

As IC's são atividades potencialmente remuneráveis, ou seja, o estudante pode pedir um investimento para a pesquisa e bolsa para seu auxílio financeiro. Em São Paulo a intituição de fomento mais renomada é a FAPESP (vale a pena pesquisar no site como se inscrever para seleção de bolsas), outra a nível nacional é a CAPES. A própria Universidade também oferece bolsas através de editais, são ótimas oportunidades para os estudantes.

# Vídeo no Canal sobre Iniciação Científica

Para quem não conhece, tem um vídeo sobre o tema no meu canal no Youtube (Vlog Mediários), acessem lá:

Espero que tenham gostado da matéria e tenha dado para tirar dúvidas de vocês!! Se precisarem, podem entrar em contato para tirar dúvidas!! Abraços =) 

Assuntos do Artigo
  • o q é um artigo científico sobre o estudante de medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à O que é Iniciação Científica – Atividades e Bolsas na Faculdade de Medicina!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

2 Comentários

  1. Joyce Valeria disse:

    Olá Bianca! 

    Eu adorei esse post, consegui tira algumas duvidas que ocorreram quando eu asistir o video do vlog. Você e o Fabio são muito fofos. 

    beijooos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: