Scroll Top

Literatura e Arte

Olho de Deus – Simbologia, Como Fazer, Dinâmica com Trabalhos Manuais

Faz tempo que eu não posto no Blog, é verdade, mas esse semestre está sendo bem intenso na faculdade – muitas aulas e atividades extras! Dentre essas atividades, eu comecei a participar de um projeto de Contação de Histórias em Hospitais : ) no Mad Alegria, uma extensão da Fmusp.

Numa das oficinas de treinamento, eu conheci uma atividade encantadora, um artesanato cheio de simbologia – o "Olho de Deus"… Vou compartilhar minha experiência com a confecção desse objeto, sua história e dicas de como usar essa atividade lúdica e terapeutica em Dinâmicas. 

 

Olho de Deus, feito por mim!

 História e Simbologia das Cores

Olho de Deus é um antigo simbolo feito pelos índios Huichol do México e dos índios Aymara da Bolívia. 

Esses artesanatos indígenas simbolizam uma prece para saúde, felicidade e prosperidade. São objetos sagrados, oferendas que se fazem aos deuses para pedir proteção e o bom crescimento das crianças.
Geralmente o olho de deus é tecido pelo pai quando a criança nasce. A cada aniversário, um novo olho é tecido, até a criança completar 5 anos. A partir de então, ela estará preparada para tecer seu próprio olho de deus e fazer seus próprios pedidos aos deuses.

Na língua Huichol, o Olho de deus é chamado de Si’kuli e significa:“O poder de ver e compreender as coisas desconhecidas; ver as coisas como elas realmente são”

Dizem que cada cor que você coloca no seu artesanato traz um significado, uma intenção, e na hora que se está confeccionando o Olho é preciso mentalizar essas energias positivas, esses desejos sinceros… O Olho ou Estrela pode ser usado para enfeitar paredes, montar móbiles de bebês (para vigiar e trazer boa sorte)…

A foto acima é do Olho de Deus que eu fiz na oficina (foi meu primeiro, calma!)… A minha intenção com as cores foi: representar no centro a alma (Olho) de azul – a essência da vida, a pureza, o espírito que assemelha-se a águas de um rio, por vezes tranquilas, por vezes turbulentas, mas que seguem seu destino sempre e chegam no mar; o rosa representando o amor da família, sua importância; de lilás, a amizade, solidariedade, amor ao próximo; com o bege, eu quis representar a terra, que simboliza os caminhos da vida – com obstáculos, com desafios, mas no qual podemos construir uma bela história; com o verde, a esperança e confiança; com o branco a Paz; novamente o bege para assegurar que devemos trilhar bons caminhos; e para juntar tudo, ser o envoltório do olho, eu coloquei o Amor, o amor em todas suas vertentes…

Dicas de Oficina de Trabalhos Manuais

 

Olho de Deus

Como você pode perceber, o Olho de Deus é como um amuleto, um mandala…  Se você busca elaborar atividades de interação em escolas, hospitais ou qualquer grupo, minha dica é a Confecção desse Artesanato, pois as pessoas além de relaxarem com os trabalhos manuais, podem refletir sobre seus sentimentos, sair do momento de estresse e angústia que podem estar passando… a Arte pode ser usada como terapia!

Um exemplo disso: Muitas vezes, em hospitais, uma mãe está aflita porque seu filho está internado, se ela for acolhida junto com outras mães e convidada a participar de uma Oficina, de uma Dinâmica com trabalhos manuais como essa que eu sugeri – que trazem momentos de alívio, e relaxamento, de busca por energias positivas, esperança – com certeza ela sentirá um alívio, terá mais forças para enfrentar a situação, resignificará a experiência no hospital…

Como Fazer um "Olho de Deus" 

 

olho

Então vamos ao Passo  a Passo:

Materiais: Dois palitos de bambu ou espeto de churrasco; novelos de lã de diversas cores; tesoura.

Como fazer: 1.  faça uma cruz com os palitos e, com voltas feitas com um fio de lã, una-os. A cor da lã central é a que você escollheu para o Olho, e em geral duas braçadas de lã servem para unir os palitos e já fazer o centro do Olho de Deus.

2. Vá trançando os fios de lã pelos palitos – passe o fio por cima do palito, dando uma volta, a seguir estique o fio e faça o mesmo a outra ponta da cruz.

3. Alterne as cores do trançado, pegando sempre de uma a duas braçadas de comprimento de fio. E quando terminar cada cor, una os dois fios com um nó.

4. Enfeite as pontas dos palitos como quiser. Para ficar mais claro, veja o video:

Assuntos do Artigo
  • olho de deus
  • mandala olho de deus
  • olho de deus mandala
  • olho de deus significado
  • olho de deus artesanato
  • mandalas olho de deus
  • artesanato olho de deus

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Olho de Deus – Simbologia, Como Fazer, Dinâmica com Trabalhos Manuais!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: