“A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano” (Victor Hugo)

Com essa frase inicio esse post no qual falarei sobre grupos de voluntários e Ongs que realizam trabalhos humanitários e de ajuda social em hospitais, escolas e diversas localidades. Realmente não há nada melhor do que o sorriso no rosto das pessoas e o espirito de ajuda e solidariedade que, gracas a Deus, ainda não se esvaiu do mundo. 

Hoje vou falar de alguns exemplos de ação humanitária e dar dicas de locais nos quais você pode ser voluntario, nem que seja por um dia,  e participar de um trabalho solidário numa comunidade, escola ou outra localidade, confira!

medicos  ONGs e Grupos de Ação Humanitária em Hospitais, Comunidades e Escolas

Porque ser um Voluntario?

Você pode fazer a sua parte para ajudar a resolver parte dos problemas sociais do Brasil. Sentir-se útil e valorizado. Fazer algo diferente no dia a dia, num final de semana ou ferias.

Uma pesquisa revelou que 54% dos jovens no Brasil querem ser voluntários, mas não sabem como começar, por isso nao deixe continuar lendo essa matéria para saber como dar o primeiro passo.

 Voluntários vivem mais e com maior saúde! Allan Luks, em The Healing Power of Doing Good, descobriu que pessoas que ajudam os outros têm consistentemente melhor saúde. Oito em dez dos entrevistados afirmaram que os benefícios para a saúde retornavam quando eles se lembravam da ação feita em anos anteriores.

ONGs e Grupos de Ação Solidaria

Amigos do Sorriso -  A partir da necessidade de uma maior atenção às dificuldades das crianças internadas, tais como a distância do ambiente familiar, dos amigos, da escola, assim como restrições quanto a brincadeiras, alimentação, atividades físicas e contato com pessoas que lhes são íntimas, nos chamou a atenção um trabalho que buscava amenizar essas dificuldades, levando “alegria pura e simples em meio ao ambiente hospitalar”.

Esta frase que nos mobilizou é do “Projeto Doutores da Alegria”, seus ideais instigaram na construção do Projeto “Amigos do Sorriso – Alegria na Famema” da Faculdade de Medicina de Marília – Famema.

medicos do sorriso e1348962208232 ONGs e Grupos de Ação Humanitária em Hospitais, Comunidades e Escolas
Projeto Doutores da Alegria que inspirou diversos grupos de médicos, estudantes e voluntários que não trabalham na área da saúde a se mobilizarem…

AACD – A Associação de Assistência à Criança Deficiente é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 61 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física. Ela nasceu do sonho de um médico que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior. No site você pode escolher a opção de ajuda `a instituição com Trabalho Voluntario…

ONG Aldeias Infantis SOS –  Uma Organização sem fins lucrativos, de promoção ao desenvolvimento social que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.  O trabalho conta com o apoio financeiro de pessoas físicas que contribuem com um valor mensal, e por parcerias com empresas, que financiam projetos e convênios com o Poder Público. Além do apoio financeiro, a Organização conta com a divulgação de embaixadores internacionais e nacionais. 

trabalho social aldeias infantis ONGs e Grupos de Ação Humanitária em Hospitais, Comunidades e Escolas

A obra surgiu com o educador Hermann Gmeiner, em Imst, Áustria, com o objetivo inicial de acolher crianças órfãs, vítimas da II Guerra Mundial. Com o passar do tempo o campo de atuação foi ampliado, com programas para famílias, comunidades, defesa de direitos e ações voltadas à saúde e nutrição, centros educacionais e promoção de direitos das mulheres, além do auxilio em emergências. Atualmente, em 134 países e territórios, são crianças em situação de vulnerabilidade social, que perderam ou estão prestes a perder os cuidados de suas famílias.

Como ser um Voluntario

Eu estava pesquisando e encontrei dois sites muito bons nos quais você pode se cadastrar e pesquisar por oportunidades de trabalho social em sua cidade ou arredores, são eles:

* Portal do Voluntario – clique aqui 

* Seja um Voluntario – acesse aqui 

 

** O que achou das Informações e do Tema? Deixe seu comentário aqui no Abc da Medicina… Você participaria de um Projeto ou Ação Social?