Diário de um Estudante de Medicina

Resumo do Meu Estágio de Ginecologia – Internato de Medicina da USP

Olá, queridos leitores do Blog ABC da Medicina, hoje vou fazer mais um dos meus relatos-resumo das minhas vivências na Faculdade de Medicina!! Como divulguei nas redes sociais e no meu canal do Youtube, achei de concluir o primeiro semestre do 5º ano do curso. Estou passando pelo Internato, que é o período de estágios e prática na Medicina, e meu último estágio agora em Junho foi na Ginecologia

Estava super ansiosa por esse estágio porque essa é uma das áreas que mais me interessa na Medicina, estou pensando em me especializar em Ginecologia e Obstetrícia, e também porque depois desse estágio viram minhas duas semanas de fériassss!! Neste momento estou aproveitando essa pausa das férias para escrever aqui para o Blog e vou contar como que foi tudo nesse bloco de Gineco..

Estágio Prático em Ginecologia

Como é o Estágio em Ginecologia?

Nossa panela foi dividida em duas, a minha metade começou no Hospital das Clínicas (HC) e a outra começou as atividades no Hospital Universitário(HU). Em cada um desses lugares nós passamos duas semanas, então deu para vivenciar um pouco de cada serviço e suas peculiaridades.

No HC nós tínhamos enfermaria todos os dias pela manhã e havia sempre muitas pacientes internadas em pré-operatório ou pós. Nós tinhamos que conversar com elas, ver como estavam passando e examinar, além de acompanhar a cirurgia das nossas pacientes. Nas cirurgias, os internos tem que se paramentar, fazer sondagem vesical, ajudar a montar mesa cirúrgica e instrumentar. Por vezes, os médicos nos deixam suturar a pele rs. As cirurgias que mais vi foram as Histerectomias (retirada do útero) tanto por via aberta abdominal quanto por via videolaparoscópica.  

Além disso, no HC tínhamos vários ambulatórios no período da tarde que eram em subespecializações da Ginecologia, então acompanhei os atendimentos da: Mastologia, Planejamento familiar, Climatério. Passei também em dois ambulatórios mais intervencionistas que eram de exames: Ultrassom e Histeroscopia. Tive também dois dias de atendimento dem ambulatório geral dos internos, no qual a gente atendia pacientes com queixas gerais. 

No estágio do HU, nós tinhamos ainda atividades de Enfermaria pela manhã, mas eram bem menos pacientes do que no HC, então nem todo mundo precisava evoluir e ver pacintes. Tínhamos uma escala de dias de Cirurgia nos quais eramos responsaveis por aqueles itens que falei acima, especialmente a instrumentação. Fora isso, na maior parte do tempo ficavamos no PA, realizando atendimentos de queixas gerais e emergências ginecológicas (sangramento uterino por mioma, por abortamento) e outras (infecção urinária, pielonefrite).  Tínhamos um dia de Ambulatorio geral de interno, mas o foco do nosso estágio no Hospital Universitário era mesmo atender no pronto socorro. 

Ao longo das 4 semanas de estágio tivemos muitas aulas sobre grandes temas e também 2 provas, que foram bem difícieis!!! Isso porque não caiu apenas os assuntos abordados em aula ou nos atendimentos, mas cobrou muito dos conteúdos que vimos nos primeiros anos da faculdade . Caiu muito detalhe de anatomia e embriologia, e como eu não tinha ideia que isso ia cair haha acabei não indo tão bem. Tivemos também uma prova prática no estilo OSCE, um modelo de avaliação aplicado nas provas práticas de residência. Mas nesse ponto, foi mais tranquilo porque era um caso clínico e tínhamos que ir atendendo e havia um check list de tarefas a serem cumpridas. 

Livro de Ginecologia FMUSP

Livro da Disciplina

Minha Rotina e Atividades Extras

Ao longo dessas quatro semanas, continuei entrando bem cedo no hospital por conta de enfermaria, mas não precisava sair tão tarde – somente nos dias de mini plantão no PA do HU (que era das 17h as 19h).  Como era o último estágio do semestre, estava muito cansada e acabei não conseguindo estudar muito após as atividades do dia.

E mesmo nessa correria do estágio, continuei a participar da Liga de Cirurgia Ginecológica todas as quartas-feiras a noite. Participei mais de atendimentos de triagem neste mês, então atendi pacientes com queixas de incontinencia urinaria, prolapsos e sangramentos por mioma. 

E por conta do meu projeto com o Canal Vlog Mediários, eu e o Fabio participamos de uma Palestra no Hospital Oswaldo Cruz!! Foi uma experiência incrível e inovadora, foi nossa primeira palestra e falamos sobre Informações de saúde na internet. Se você ainda não viu o vídeo, acesse o link abaixo. 

Vídeo relato no Vlog Mediários

No meu canal do youtube compartilhei mais da minha rotina na Ginecologia num Vlog de Medicina, assistam:

Espero que tenham gostado da postagem e tenha dado para saber mais da minha rotina de estudante de Medicina !!! Em breve retorno às aulas e vou passar em Dermatologia, então já sabem sobre qual será meu próximo relato 😉 Grande abraço!!

Assuntos do Artigo
  • grade curricular medicina famerp
  • grade famerp medicina
  • materias que mais caem na famerp
  • comentario do aluno centro cirurgico
  • entrar na sala de cirurgia pela primeira vez estudante
  • estudante de IC medicina
  • primeira vez no centro cirurgico

Comente Via FaceBook

Comentários




| Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.