Scroll Top

Diário de um Estudante de Medicina

Resumo do Meu Sexto Semestre de Medicina: Diário de uma Estudante

Estamos em Dezembro e essa é minha primeira semana de férias, então nada melhor do que aproveitar esse momento de folga para escrever meu clássico Resumo do Semestre!! Fiquei um bom tempo sem escrever, mas cada semestre que passa fica mais corrido e eu acabo me envolvendo em muitas atividades, como vocês vão ver…

Esse foi meu Sexto Semestre de Medicina, terminei o Terceiro ano da faculdade e estou agora na metade curso (nem dá para acreditar!). Foi um ano muito bom, tanto pelas disciplinas da graduação quanto pelas atividades extras que participei. Estou tento bem mais contato com pacientes, a partir do 3o ano entramos no chamado ciclo Clínico, o que deixa o curso muito mais legal e com mais partes práticas (que irão se intensificar muito no Internato – 5o e 6o anos). 

escrever

Vou começar falando um pouquinho das Matérias do Sexto Semestre de Medicina USP, elas são para quem está no currículo tradicional, as turmas novas (desde 2015) estão com um currículo reformulado e as matérias tendem a mudar a estrutura. Foram muitas disciplinas (aviso para os leitores!!), mas não todas ao mesmo tempo, pois a maioria dura alguns meses e logo acaba dando lugar a outra.

I) Patologia Genital e Mamária: foi a melhor matéria dentro dos conjuntos de patologia que tivemos, pois a professora explicava os assuntos muito bem. Tinhámos vídeos complementares para assistirmos em casa, nada muito longo, mas super explicativo e com casos clínicos. Toda aula tinha uma questão (que valia pontos na média) e a prova final foi a distância, pois a professora permitiu que fosse com consulta algo que ela entende como a realidade da prática médica.

II) Patologia Neurológica: tivemos poucas aulas sobre essa matéria complexa, englobando Doenças neurodegenerativas, neoplasias e Acidente Vacular cerebral, basicamente. O professor deu uma prova super dificil, cobrando muitos detalhes clínicos falados na aula, que nem estavam no livro de patologia (a aula não tinha lista rs).

III) Patologia Gastroenterológica: Tinhamos uma aula teórica e uma prática de lâminas (com cortes de tecidos normais e doentes), depois de cada bloco de temas tivemos uma prova teórica, bem chatinha que cobrava muitos detalhes de biologia molecular das doenças. Ao final, tivemos uma prova prática só com imagens de laminas, que eram sorteadas para cada aluno.. Daí tinhamos que identificar o órgão, a doença e explicar as características histológicas. 

IV) Patologia Endocrinológica: foram poucas aulas sobre os principais assuntos – Hipotálamo/Hipófise, Tireóide, Pâncreas, Suprarrenais – focando em doenças como Tumores, Síndromes e Diabetes.

V) Patologia Cardiológica: Mesmo esquema de aulas teóricas, a cada aula o professor disponibilizava uma lista com questões orientadoras (umas 30 questões a cada lista, mas que eram os tópicos da aula). Os principais temas que aprendemos foram características da microscopia e macroscopia das lesões do Infarto de miocárdio, pericardites e outras.

foto2

VI) Propedêutica Ginecológica: Uma das melhores matérias que tivemos nesse sexto semestre, super organizada e com muito material para estudo extra na plataforma digital. A cada dia, tinhamos uma aula teórica, uma aula de caso clínico e depois prática num laboratório de habilidades (treinamos em bonecos o exame de mamas, toque ginecológico, coleta de papanicolau etc).

VII) Propedêutica Cardiológica: Tivemos essa disciplina em pequenos grupos no Incor (Instituto do Coração do HC), achei que foram poucas aulas para uma matéria complexa. Tive dificuldade com a ausculta de sopros, por exemplo, pois exige muito treino da audição e nem sempre é fácil de se perceber os detalhes, então precisaria de muito mais atividades práticas para me sentir segura quanto a isso rs. 

VIII) Propedêutica Neurológica: tinhamos uma aula teórica e depois prática em mini grupo no hospital, quando treinavamos o exame neurológico – que é totalmente diferente do clássico exame físico. No inicio de cada aula, tinhamos uma provinha sobre tópicos da neuroanatomia, um método que o professor usava para nos fazer estudar e revisar – isso foi essencial para acompanharmos as discussões clínicas. Ao final da aula prática tinha ainda uma discussão de caso clínico, o professor era muito didático e até foi premiado pelos alunos como o melhor do Terceiro Ano =)

IX) Farmacologia (parte II): continuação da matéria que já tinhamos no quinto semestre (porque é anual), foi nossa única aula na Cidade Universitária da USP (todas as outras foram nas Clínicas), tinhamos aulas teóricas e provas terríveis –  farmacologia é decorar milhares de nomes de remédios e mecanismos de ação. Eu tenho uma séria dificuldade com isso porque os nomes são nada lógicos e nada fáceis de se assimilar (tipo Trastuzumabe, Acabavir haha dai fica dificil decorar).

Meu Livro de Farmacologia

Meu Livro de Farmacologia

X) Imagenologia Médica I: As aulas foram no Inrad (Instituto de Radiologia do HC) sobre os principais exames para cada sistema (musculo-esquelético, gastrointestinal, cardíaco etc). Foi mais uma introdução para conhecermos os métodos de exames diagnósticos e quando é viável solicitá-los, a prova foi de identificar qual o exame/método e dar uma Hipótese diagnóstica.

XI) Medicina Social e do Trabalho: matéria um pouco cansativa, os tópicos eram muito repetidos ao longo das aulas e não muito aprofundados. Tivemos que fazer uma visita num setor do Hospital para avaliar se as condições de trabalho eram seguras, entrevistar um trabalhador e apresentar um seminário para a turma.

E ainda tem mais matérias … 

XII) Cidadania e Medicina: uma matéria meio doida, a cada aula era feita uma discussão sobre um tema de cidadania e depois tinhamos uma questão para respondermos (sempre virava quase um texto). Fizemos visitas monitoradas com objetivo de conhecer o trabalho de alguns institutos.e rede de Humanização (Cada grupinho foi direcionado diferentes institutos). Eu fui no Imrea (Instituto de Medicina e Reabilitação) e depois no ICESP (Instituto do Cancer do Estado de São Paulo), depois de cada visita apresentamos para a sala o que vivenciamos. Não teve prova final, as notas de cada questão e das apresentações foram nosssa avaliação.

XIII) Atenção primária à Saúde II: Basicamente tivemos discussões de casos no contexto da Estratégia de Saúde da família, visitamos a UBS para acompanhar atendimentos e visitamos algumas famílias (Visitas domiciliares). Como o projeto que mantém nossas atividades nas Unidades basicas de saúde (Projeto Região Oeste) foi cancelado pelo governo, está tudo em decadencia, não tivemos médico de ensino nos acompanhando nas atividades práticas o que nos prejudicou demais.

XIV) Otorrinolaringologia: esquema de aulas teóricas, aulas de caso clínico e algumas atividades práticas no hospital. Como eu participo da Liga de Otorrino, foi bem mais tranquilo de acompanhar as aulas e fazer a parte prática, na verdade tivemos bem poucas idas ao hospital nesssa matéria  e vi como a Liga ajudou muito na minha formação porque aprendi bastante e vivenciei a prática.

XV) Oftalmologia: muitas aulas teóricas e poucas vivencias práticas: uma no laboratório para aprender a tirar cristalino, de olho de porco (não achei nada relevanate essa parte); e outra no Laboratório de Habilidades para aprender a ver Exame de Fundo de Olho e a faze-lo também (essa parte sim, foi a mais importante e legal).

XVI) Ortopedia e Traumatologia: tivemos essa matéria no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia), foram muitas aulas teóricas sobre diversos temas ( e muito trauma!!), casos clínicos e algumas vivencias práticas (fomos orientados sobre como fazer gessos e talas). A cada aula tinhamos uma provinha de verdadeiro ou falso sobre o tema do dia.

Ligas e Matérias Optativas

Depois de milhares de matérias, vem as atividades legais que são as extracurriculares (que nós que escolhemos). Uma coisa que não comentei ainda é que dizem que o terceiro ano é várzea, super tranquilo, bom eu não acho que foi o mais terrível em termos de cobrança de estudos, mas foi super cansativo. E agora pensando, isso pode ter sido por conta das muitas atividades fora da graduação que pegamos 😛

Logo do Jaleco da Liga

Logo do Jaleco da Liga

* Liga de Geriatria e Gerontologia: Continuei na Diretoria da Liga, como presidente, então tive bastante trabalho de organização de atividades, aulas mensais etc. Nesse semestre fiz um Cine Debate sobre geriatria a partir do filme Elza&Fred (versão argentina, pessoal!!) que foi bem legal. Além disso, participei da Semana do Idoso no Hospital, em Outubro, e foi uma experiencia maravilhosa de interação com os idosos hospitalizados – levamos musica, histórias, papéis para eles desenharem e mais – foi lindo e gratificante.

Cartaz

Cartaz

* Introdução à Acupuntura e Liga de Acupuntura: eu e o Fabio (meu namorado s2) ficamos muito interessados na optativa de Acupuntura, para conhecer mais do assunto e ter a possibilidade de entrar na Liga nesse semestre. Foi uma boa experiencia, gostei mais da parte da Liga, porque aprendemos bastante na prática. O que nós mais atendemos foram queixas de dores em Joelho e Ombro, e vimos que em muitos casos (quando não é uma lesão muscular/tendinea que precise de cirurgia) que a Acupuntura alivia muito a dor e ajuda no bem-estar do paciente.

* Liga de Habilidades Otorrinolaringológicas: continuei nessa liga, mais na parte da Surdez, pois gostei bastante do aprendizado prático e contato com pacientes. 

* Liga de Telemedicina na Prática Médica: estive na diretoria dessa liga também, conseguimos mante-la apesar de algumas dificuldades. Fizemos discussões sobre temas via web conferencia para os alunos da faculdade e também demos uma "palestra", também por web conferencia, para a Liga de Telessaúde da USP Bauru – nesse dia contamos mais da nossa experiencia na liga, quais atividades faziamos e nossos materiais.

Outras Atividades desse Semestre de Medicina

* Iniciação Científica em Ginecologia: nesse ano comecei a pensar bastante em qual especialização gostaria de fazer, por uma certa pressão social (todo mundo fica te perguntando rs) e por que eu não estava mais me encontrando com Geriatria (Minha primeira opção há algum tempo). Então, pelas matérias de propedeutica e patologia ginecológia e por sempre ter  interesse no assunto, decidi por Ginecologia e obstetrícia… logo depois disso quis procurar atividades na área e como ainda não tinha feito um IC em laboratório optei por essa atividade. Nesses últimos meses fiz uma ambientação no laboratório, aprendi algumas técnicas (como Coloração HE, Imunohistoquímica e PCR) e estou estudando para ano que vem (se conseguir patrocinio da Fapesp) trabalhar com Tumores uterinos (Leiomiomas e Leiomiossarcomas).

* Diretoria de Ligas: já comentei um pouco acima, mas como diretora organizei muita coisa das atividades das ligas, nesse fim de ano fiquei correndo atrás de créditos e fazer certificados para os membros, além de conversar com os professores orientadores e alunos que assumirão a diretoria no ano que vem… Foi uma excelente oportunidade, gostei muito de participar de tudo e poder ajudar de alguma maneira essas ligas que se tornaram muito queridas para mim (dá até dó de sair da diretoria rs mas ano que vem vai ser puxado demais para continuar com isso).

* Congressos: como o Fabio é da liga de Otorrino, conseguiu que os membros participassem do Congresso de Otorrinolaringologia (de graça hehe), foi uma experiencia bem legal que deixamos registrada no Vlog.

Além desse, participamos do Gerp (Congresso de Geriatria) e do Simpósio das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, foi uma experiencia maravilhosa que abriu muito a nossa mente. Conhecemos pessoas de todo o Brasil e os trabalhos de suas ligas, deu vontade de comçar muitos projetos =) Eu ajudei na organização do Simpósio e fiquei como presidente da Mesa de Extensão, ajudei também na discussão das novas Diretrizes das Ligas de Geriatria, fique mega nervosa por ter que falar em público e tudo mais (nem dormi uns dias antes), mas no final tudo deu certo e eu amei ter participado!!!

* Palestras com Prêmio Nobel de Medicina: nossa faculdade recebeu dois ganhadores de Nobel de Medicina em menos de seis meses, foi super empolgante assistir suas palestras.

* Contação de Histórias em Hospital: continue com essa atividades aos sábados, fiquei ainda mais motivada porque o Fabio (meu namorado que é meu companheiro de tudo) começou a participar também. Ele sempre leva algum instrumento musical para complementar o clima das histórias e ajudar na interação com os pacientes, foi maravilhoso – pelo sorriso dos pacientes, muitas vezes lagrimas de emoção, pelas histórias trocadas entre nós!!

Eu e o Fabio no Madalegria

Eu e o Fabio no Madalegria

* Vlog Mediários: e como se não bastasse tudo o que já fazemos, eu e o Fabio iniciamos mais esse projeto no Youtube, estamos super animados em continuar mostrando melhor nosso dia a dia na Medicina.

Planos para o Quarto ano da Faculdade 

Dizem que quarto ano é dificil e puxado, então infelizmente vou ter que parar algumas atividades extras que estou fazendo e me dedicar mais a graduação. Vou fazer apenas a Liga de Atenção Multidisciplinar ao Pré-Natal (que eu prestei prova agora no final do ano e passeiiii o/ ), continuar minha Iniciação Científica e ajudar num Projeto de Extensão com a Liga de Geriatria.

Esperem para ver o que contarei desse próximo ano na faculdade, sinto que muitas emoções virão, aprendizados e crescimento!! Obrigada pela paciencia de ler todo esse super relato, mas como esse é um Diário, precisava contar tudo o que foi importante para mim, beijosss!

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (6 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Resumo do Meu Sexto Semestre de Medicina: Diário de uma Estudante!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

4 Comentários

  1. Esdras disse:

    Não sou muito de comentar mas… tenho que dizer que estou feliz com o seu progresso e que seus posts e o vlog me deixam muito motivado.

     

     Se Deus quiser, espero em breve me encontrar com você e o Fábio pelos corredores da faculdade 🙂

     

      Fiquem com Jesus !!!

    • Bianca disse:

      Ah, muito obrigada, pelo carinho e por comentar aqui, Esdras 🙂  Fico feliz que esteja gostando do blog e do vlog hehe vamos continuar postando para mostrar nossa rotina e tirar duvidas que muitos de vocês, vestibulandos, tem!!

      E também queremos te encontrar pela faculdade, bons estudos e forças!! Amém, e fique com Deus !!

  2. Fabio disse:

    Bianca, 

    Eu sou um pouco suspeito para comentar aqui, porque sou um admirador incondicional seu! Mas mesmo assim, não consigo deixar de escrever para dizer o quão orgulhoso eu fico de estar presenciando seu crescimento e de ver o quanto você já conquistou e está a caminho de conquistar muito mais! Esse ano todo foi muito especial, como todos podem constatar a partir do seu post, com muitas responsabilidades novas e desafios. E não consigo me conter de felicidade em ver como você tirou tudo de letra! Você tem qualidades admiráveis que te permitem fazer o que você quiser de um jeito especial, que é só seu. Não se esqueça disso! E por favor, acredite sempre em si mesma e em tudo que existe dentro de você. Eu prometo que, assim, o mundo será pequeno para todas as suas conquistas! Sempre conte comigo para te ajudar no que for preciso. Te amo!

    Seu maior fã sempre,

    Fabio

     

    • Bianca disse:

      Ahhh, que coisa mais linda!!!! 😀 s2

      Muito brigada por todo o apoio, carinho e admiração, Fabio!  Esse ano foi especial mesmo, nós dois crescemos bastante, aprendemos tanta coisa sobre medicina e sobre nós mesmos… Estar ao seu lado em cada dificuldade e a cada conquista foi um privilégio! Novamente obrigada, fico sem palavras ao receber tantos elogios, sei que são sinceros e que vem da pessoa mais especial! Pode contar sempre comigo também, viu? 

      Te amo demais, meu fã número um,

      Bianca 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: