Diário de um Estudante de Medicina

Resumo do Oitavo Semestre da Medicina USP – Diário de Estudante

Olá, amigos, tudo bem? Venho aqui com mais um clássico post do Blog, o meu Resumo do Semestre que passei!!! Como vocês sabem, em 2016 eu cursei o quarto ano do curso de Medicina na USP, e agora finalizei o Oitavo Semestre =D É uma alegria imensa que compartilho com vocês, afinal ano que vem entrarei no Internato, a tão sonhada fase de estágios e prática hospitalar!! 

Matérias do Oitavo Semestre – Quarto Ano de Medicina

Esse meu semestre foi um dos mais puxados do curso, tive basicamente três disciplinas, sendo que dessas duas eram grandes blocos de várias matérias, num esquema de rodizío de estágios.

* Bioética: tinha uma aula por semana, nas segundas feiras a tarde… As aulas eram sempre divididas em uma primeira parte mais expositiva na qual um professor convidado vinha apresentar uma visão do que seria a ética médica em determinada circunstancia, e uma segunda parte na qual a professora trazia um filme ou documentário sobre o tema dado na primeira parte e na sequência abria para um debate entre os alunos. Os temas abordados foram: Histório da Bioética; Início e fim da vida (desde problemáticas com gestantes, aborto até questões do envelhecimento e morte); Bioética em Pesquisa; Doação de órgãos; e Sexualidade. 

As aulas foram bem planejadas e estruturadas, os vídeos ajudavam a iniciar as discussões entre os alunos. No final a prova foi razoável com o que passaram para nós, tivemos duas questões abertas para discutir alguns dilemas éticos e argumentar com base no código de ética médico – que inclusive recebemos um exemplar.

* Clínica Médica: Essa matéria durou mais ou menos uns 2 meses e meio, sendo organizada como um bloco de diferentes especialidades clínicas nas quais íamos passando (em pequenos grupos) a cada duas semanas, mais ou menos. Passamos pelas especialidades de Pneumologia, Cardiologia, Gastroenterologia, hematologia, Endocrinologia, Geriatria, Nefrologia, Imunologia e Reumatologia. Em cada uma dessas áreas, tinhamos aulas teóricas e depois prática vendo pacientes, tirando a história clínica e examinando.

 Ao longo desses meses de aula tivemos também duas aulas por semana de Clínica Geral, onde integrávamos os conhecimentos de todas as áreas e acompanhavamos pacientes internados na enfermaria, em sua maioria que chegavam pelo PS e necessitavam de maior investigação. Esse bloco de clínica foi muito bom para nos preparar para o Internato (quinto e sexto anos) porque nos ajudou a sistematizar a história clínica, a organizar os achados e a raciocinar mais clinicamente. Tivemos provinhas em cada especialidade e duas grandes provas da Clinica geral que cobravam tudo o que já tinhamos visto, essas provas eram as mais difíceis =(

* Clínica Cirúrgica: foram mais ou menos 2 meses e meio de aulas também, no mesmo regime de pequenos grupos que rodiziavam em especialidades cirúrgicas dessa vez. Passamos pela Anestesiologia, Vascular, Ortopedia, Cardiotorácica, Cabeça e Pescoço, Aparelho digestivo, Transplante de Fígado, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica e Urologia. O esquema era mais ou menos uma a duas semanas de aulas que incluiam teóricas e práticas com visita a centro cirúrgico e contato com pacientes da enfermaria.

Além dessas atividades, tivemos também treinamento de procedimentos de emergencia e de pronto socorro em Laboratório de Habilidades e em animais. Aprendemos a passar sonda nasogastrica, fazer drenagem de tórax, fazer intubação orotraqueal, traqueo e cricotireoidostomia, entre outros procedimentos básicos. A avaliação foi feita por provinhas de cada especialidade depois uma prova geral da disciplina. 

Atividades Extras Graduação

– Liga de Pré-Natal: apesar da correria das aulas, continuei participando da Liga nas quartas no almoço e tendo mais contato com a área de Obstetrícia. 

– Iniciação Científica: estou ainda no meio da pesquisa, agora trabalhando mais com as células!! E também continuamos com os Lab meetings semanais, nos quais tenho que ler artigos e preparar algumas apresentações =) Meu relatório final da pesquisa é para fevereiro de 2017, espero que até lá consigamos concluir os estudos, torçam por mim!!! 

– Monitoria: Fiz parte da monitoria dos alunos do segundo ano na matéria de Discussão integrada de casos, que misturava patologia/autópsia, clínica médica, anatomia e outras áreas como radiologia. Minha função era de plantonista de dúvidas de um grupinho e de corrigir os relatórios que eles enviavam.

– Vlog Mediários: Muitas experiências e aprendizados com o Canal do Youtube , como muitos sabem ele vem crescendo bastante e cada dia mais me envolvo e me empolgo mais com o canal <3 

Intercâmbio em Dezembro 

Por do Sol no Lago de Ioannina

Em Dezembro de 2016, fiz uma viagem de Intercâmbio para a Grécia, como comentei em um post anterior!!! Fui pela IFMSA, uma instituição organizada por estudantes de medicina em diversos países e tive a oportunidade de fizer em Ioannina, no Hospital Universitário!! Vou contar com mais detalhes minha experiencia em um post específico aqui no Blog e em vídeos do Vlog Mediários, não percam!!! Vou colocar um dos vídeos que já fiz sobre a viagem aqui :

Espero que tenham gostado do post, esse 2016 foi incrível e aprendi demais!!! E agora é ir para o Internato e chegar cada vez mais perto do final do curso!!! Comentem aqui e mandem mais sugestões para o Blog ABC da Medicina, ok? Grande abraço!! 

Comente Via FaceBook

Comentários




| Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.