Scroll Top

Profissão

USMLE – Como é a prova para revalidar Diploma nos EUA

O USMLE é um conjunto de provas que os estudantes de medicina que querem exercer a profissão nos Estados Unidos devem prestar. Todos os médicos recém-formados em universidades americanas devem ter prestado as provas do USMLE e tirado uma pontuação mínima para poderem entrar em um programa de residência e/ou poderem atuar como médicos. Além disso, a prova é obrigatória para todos os estrangeiros que pretendem revalidar o diploma médico nos EUA. Neste post de hoje, iremos falar sobre a estrutura básica das provas do USMLE além de dar algumas dicas iniciais para quem estiver interessado em saber mais sobre esse exame!

O que é o USMLE e como é sua estrutura?

A sigla USMLE significa United States Medical Licensing Examination ("Exame de Licensa Médica dos Estados Unidos") e representa um conjunto de provas (chamadas de "Steps") obrigatórias para o exercício da medicina nos EUA. Essas provas têm como objetivo avaliar o conhecimento, as habilidades, a capacidade de raciocínio e interação adquiridos durante a formação médica. Apenas os médicos que obtiverem uma nota considerada satisfatórias nos exames poderão exercer sua profissão em território americano. Para melhor examinar esses quesitos, o USMLE é dividido em 3 steps:

USMLE Step 1:  Tem como conteúdo as matérias conhecidas como "básicas" por serem fundamentais a várias ciências e constituirem a base na qual a medicina está apoiada. Alguns exemplos de disciplinas cobradas no step 1 são Bioquímica, Epidemiologia, Fisiologia, Patologia, Anatomia, Microbiologia, entre outros. O step 1 é constituído por 308 questões de múltipla escolha divididas em 7 blocos de 44 questões. Cada bloco tem a duração máxima de 1 hora. A prova é feita via computador em centros de aplicação especializados. O step 1 pode ser feito em qualquer momento durante a formação médica do candidato, porém, os estudantes, normalmente, prestam o exame ao fim do chamado "ciclo básico" do currículo médico.

USMLE Step 2:  Avalia o domínio do candidato em relação aos conhecimentos e habilidades clínicas considerados essenciais para a prática médica. Dividido em duas seções: o Step 2 CK (Clinical Knowledge), com questões de múltipla escolha, e Step 2 CS (Clinical Skills), que é uma parte prática da prova, com tarefas que simulam situações reais, onde o canditado tem que colher a história clínica de "pacientes" (que na verdade são atores), utilizar técnicas de exame físico e levantar hipóteses diagnósticas. O Step 2 CK consiste em 8 blocos de 44 perguntas de múltipla escolha cada um.

USMLE Step 3: Avalia a capacidade do canditado de praticar medicina sem supervisão e de tomar decisão em situações clínicas. Só pode ser realizado por candidatos que já tiverem concluído a formação na escola médica e já tiver o diploma de medicina. Além disso, o indivíduo deve ter passado  nos Steps 1 e 2 do USMLE. É dividido em duas seções, sendo que cada uma delas é realizada em um dia: Foundations of Independent Practice (FIP), cuja tradução para o português seria "Fundamentos da Prática Independente", e Advanced Clinical Medicine (ACM), "Clínica Médica Avançada", em português. A FIP avalia muitas habilidades essenciais para a prática médica, como capacidade de interpretar exames e estudos, correlacionar as ciências básicas às aplicadas, demonstrar uma boa habilidade de comunicação, ética etc. Consiste em 6 blocos de 38 a 40 questões de múltipla escolha, com duração de 1h cada. A ACM avalia o conhecimento do médico em relação a doenças e ao manejo de pacientes, bem como sua capacidade de tomar decisões baseadas em argumentação lógica e clínica. É dividida em 6 blocos de 30 questões múltipla escolha, com duração de 45 minutos + 13 Casos Clínicos Computer Based. 

IMPORTANTE: Para estrangeiros, o Step 1 e o Step 2 CK podem ser realizados em centros de testes localizados no país de origem em centros especializados (localidades podem ser consultadas pelo seguinte website da Prometric). Porém, o Step 2 CS e o Step 3 podem ser realizados apenas em centros dos EUA. 

Como se Inscrever no USMLE e quais são os custos?

As inscrições são feitas online por um sistema chamado Interactive Web Application da ECFMG (IWA). No site oficial do USMLE, há links e formulários que direcionam para os sites de inscrição e tmabém fornece links especiais para estrangeiros que pretendem realizar as provas.

As taxas de inscrição variam para cada Step do USMLE. Em 2016, O USMLE Step 1 e o Step 2 CK estão com uma taxa de 880 dólares cada um. A inscrição para Step 2 CS custa 1535 dólares e para o Step 3, 830 dólares (Lembrando que nessas taxas não estão incluídas as despesas de alojamento e viagem para o candidato poder ir e se hospedar na cidade em que será realizada a prova. O candidato deve se organizar por conta própria nesse sentido).

Como posso estudar e me preparar para o USMLE?

Há muitos livros e cursos voltados especificamente para a revisão de conteúdos e preparação para o USMLE. Além disso, é possível encontrar simulados preparatórios e questões online no estilo de prova de cada um dos Steps. Algumas dicas são:

  • First Aid for the USMLE: Umas das mais famosas séries de livros de preparação para o USMLE. Os livros tradicionais são para revisar os conteúdos que mais caem de maneira rápida, resumida e de forma esquemática. Existem livros específicos para cada um dos steps, além de exemplares com simulados e exercícios.  

First Aid for the USMLE

 

  • Kaplan Medical USMLE Test Prep: Outra série de livros parecida com o First-Aid, mas agora da editora especializada Kaplan Medical. Os livros também tentam resumir a matéria cobrada de maneira a dar dicas de memorização e esquema, além de haver itens específicos para exerícios do estilo da prova.

 

Além de livros, na internet podem ser encontrados muitos recursos gratuitos para se preparar para as provas do USMLE. Um exemplo disso, são os canais de vídeo-aulas do Youtube especializados no assunto. Alguns deles que indicamos são:

  • USMLESuccessAcademy
  • Boards and Beyond

Essa foi uma introdução para um assunto super complexo que são as provas do USMLE! Lembrando que realizar os steps é apenas um dos passos necessários para se revalidar o diploma para exercer a medicina em território norte americano. Fiquem de olho, porque escreveremos mais posts sobre o resto do processo.

Esperamos ter ajudado! Contem-nos o que acharam do post aqui nos comentários!

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à USMLE – Como é a prova para revalidar Diploma nos EUA!

Sobre o autor | Website

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: