Scroll Top

História e Evolução da Medicina

Ruth Sonntag Nussenzweig – Exemplo de Mulher na Medicina

As mulheres vem ganhando destaque na sociedade – na política, no mercado de trabalho, nas mídias – embora ainda falte muito para uma igualdade de gênero. Um exemplo disso é o fato de mulheres ainda ganharem salários menores que homens, muitas são vítimas de violência doméstica entre outros.

A História da mulher na Medicina também não foi fácil, as primeiras mulheres a conseguirem estudar nas faculdades tinham aulas diferentes das dos homens, por exemplo não tinham certas anatomias. Na residência, as médicas eram mais direcionadas a especialidades como Pediatria e outras mais ligadas ao "estilo maternal". Mulheres Cirurgiãs também eram raridade.

mulheres-medicina

Nessa Foto, vemos uma das primeiras turmas da Faculdade de Medicina da Usp com mulheres.

Hoje eu vou falar sobre um exemplo de mulher brasileira que foi destaque como Médica e Pesquisadora – Ruth Sonntag Nussenzweig que teve uma vida movida pelas pesquisa em doenças tropicais…

medica-imunologista

Biografia e Carreira dessa Pioneira na Pesquina e na Medicina 

Ruth Sonntag Nussenzweig nasceu em 20 de Junho de 1928, em Viena, Áustria, e emigrou para o Brasil ainda menina. Em 1948, ela entrou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Lá conheceu Vitor Nussenzweig, com quem se casou e teve três filhos.

Sua atuação na Pesquisa iniciou ainda na graduação, no Departamento de Parasitologia da USP. Trabalhou vários anos no problema da transmissão da doença de Chagas pela transfusão sanguínea e sua prevenção. Em seus estudos, demonstrou que a Doença de Chagas pode ser adquirida por transfusão sangüínea e que a adição de violeta de genciana ao sangue infectado previne a transmissão da doença.

Fez doutorado na França, no College France, depois trabalhou em pesquisas em Nova Iorque, na NYU. Após o Regime millitar, voltou para o Brasil e a atuar na Faculdade de Medicina da Usp.

Em 1976, foi indicada como Professora Titular Professora Titular e Chefe da Divisão de Parasitologia do Departamento de Microbiologia da Usp. Já em 1984, tornou-se Professora Titular do Departamento de Parasitologia Médica e Molecular da NYU (Até hoje, em nenhuma outra faculdade de medicina dos Estados Unidos há a cadeira de Doenças Parasitárias).

Pesquisas

  • Demonstração de que a doença de Chagas pode ser adquirida por transfusão sangüínea.
  • Prevenção da transmissão da doença de Chagas por transfusão pela adição de violeta de genciana ao sangue infectado.
  • Sero-epidemiologia da toxoplasmose.
  • Mecanismo de proteção contra a malária.
  • Desenvolvimento de bases experimentais para uma vacina anti-malárica.

Títulos

  • Médica – Escola de Medicina da Universidade de São Paulo, USP.
  • Monitora (Parasitologia) – USP.
  • Mestrado – USP – 1953.
  • Professora assistente (Parasitologia) – USP – 1954/1964.
  • Pesquisadora (Microbiologia e Imunologia) – Escola Paulista de Medicina, EPM – 1961/1962.
  • Ph.D. – USP – 1968.
  • Professor visitante – Harvard School of Public Health – 1983.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (3 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Ruth Sonntag Nussenzweig – Exemplo de Mulher na Medicina!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: