Scroll Top

Diário de um Estudante de Medicina

Vou fazer Intercâmbio de Medicina – Férias estudando na Grécia – IFMSA

Olá, amigos! Hoje tenho uma novidade para contar ao pessoal que me acompanha aqui no Blog: eu vou fazer um Intercâmbio de Medicina nessas férias de Dezembro!! Estou muito ansiosa e fazendo todos os preparativos para realizar esse sonho… e agora que já está tudo certo e confirmado, vou poder compartilhar com vocês todos os detalhes aqui no meu Diário de uma Estudante de Medicina.

ifmsa

Intercâmbio de Medicina pela IFMSA

Na USP há diversos tipos de intercâmbio para os estudantes de Medicina, alguns como os USP-Harvard e USP-Michigan que duram de 6 meses a 1 ano, e outros com períodos mais curtos de duração, como o da IFMSA. Eu sempre tive muita vontade de fazer um intercâmbio na área da saúde e poder vivenciar como é o sistema de saúde, atendimento e ensino acadêmico em um outro país, então desde o ano passado (quando estava no terceiro ano da graduação) comecei a pesquisar quais oportunidades eu poderia tentar me inscrever. Foi nesse período que me interessei muito pelo programa da IFMSA, sigla em inglês para Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina. 

Esse programa é totalmente organizado pelos estudantes de Universidades parceiras da IFMSA, ou seja, cada instituição que deseja se filiar ao programa deve montar um comitê regional e seguir os modelos e preceitos da organização. Eles promovem tanto intercâmbios em clínica quanto em pesquisa, e além disso auxiliam os estudantes a desenvolverem projetos sociais em suas cidades – como por exemplo, o comitê da USP já realizou projetos de Educaçãos sexual e planejamento familiar em comunidades aqui de São Paulo. 

O sistema de funcionamento desse intercâmbio é baseado num acordo bilateral entre as instituições, ou seja, cada país que recebe estudantes em seu hospital e alojamentos universitários tem a garantia de poder fazer o contrário e ser recebido na outra universidade. As taxas de inscrição são baixas e os estudantes tem a garantia de moradia e pelo menos uma refeição no período da estadia, que em geral dura 1 mês. Por todos esses motivos, resolvi aplicar para esse programa, pois teria menores custos e excelentes oportunidades de conhecer algum país incrível!! 

O processo seletivo é feito por meio de pontuação, cada atividade extracurricular (como ligas), produção científica (como Apresentação de trabalho em congresso) e projetos de ação voluntária feitos pelos alunos pontuam. A partir da sua pontuação e do seu certificado de fluência em inglês, você pode se inscrever para os locais que desejar. A concorrência é internacional, ou seja, estudantes de todo o mundo estão aplicando para as vagas e alguns países são muuito concorridos – como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e França.

ifmsa-intercambio

Depois da primeira fase de seleção para o país, cada aluno manda sua carta de interesse para 4 departamentos médicos, por exemplo, para Dermatologia, Otorrino etc. E você é selecionado para aquele que eles tiverem disponiblidade para o período que tem intenção de viajar. Depois é só enviar documentos e acertar os detalhes de estadia com os estudantes coordenadores do país que foi aceito =D 

Férias estudando na Grécia

Como vocês perceberam pelo título haha fui selecionada para um mês de intercâmbio em Medicina na Grécia, mais especificamente na Universidade de Ioannina, que é uma cidade do noroeste do país. Farei estágio prático (Clerkship, como eles falam) em Otorrinolaringologia, acompanhando os médicos do departamento nos atendimentos de consultório, enfermaria e quem sabe cirurgias, os detalhes mais práticos eu saberei quando chegar na Universidade. O idioma oficial do programa é inglês, então os professores, médicos e alunos falarão em inglês comigo, mas já estou aprendendo algumas expressões básicas de grego para saber me comunicar pela cidade e com os pacientes em si hehe.

Achei a infraestrutura da Universidade de Ioannina muito legal, ficarei em um alojamento estudantil num prédio que recebe os intercambistas e pessoas que fazem cursos de férias. Como irei em Dezembro, inverno, terei direto a 3 refeições no restaurante universitário o que vai me ajudar bastante em termos de custos durante a viagem. Além de mim, irão mais uns 5 estudantes nesse mesmo período, alguns são brasileiros, mas vi que tem pessoas do México e Egito também, então tenho certeza que irei aprender muito sobre outras culturas!! 

Cidade de Ioannina, Grécia

Cidade de Ioannina, Grécia

Expectativas da Viagem e Planos

Sempre sonhei em conhecer a Grécia, acho que desde pequena! Quando comecei a estudar medicina e vi o quanto de legado temos da Medicina Grega, que foi praticada por Hipocrates, passei a gostar ainda mais desse país tão lindo.

A alta temporada de turistas é mais no verão grego, então no meio do ano, eu viajarei na época de Inverno em Dezembro, então as cidades vão estar mais calmas, acredito. Ioannina é mais para o interior e norte do país, já estou pesquisando os principais pontos turísticos da região e locais que conseguirei ir de de ônibus. Meu voo fará escala em Atenas e vou tentar conhecer um pouquinho da cidade também =D 

Estou muuuito animada e ansiosa para vivenciar tudo, tanto a parte da Medicina quanto da cultura Grega – arquitetura, gastronomia e belas paisagens. E para quem estiver curioso, pode ficar tranquilo que com certeza irei postar meus roteiros de viagem e fotos aqui no Blog e também no canal Vlog Mediários do Youtube <3 

Espero que tenham gostado da novidade haha e fiquem de olho que vai ter muita postagem aqui no Blog com mais detalhes e diários de viagem!! Abraços e até a próxima!! =)

Assuntos do Artigo
  • blog estudante medicina usp
  • diario d e um estusante de medicina
  • quem enterpreta muindinga em terra sonambula

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (3 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Vou fazer Intercâmbio de Medicina – Férias estudando na Grécia – IFMSA!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: